Seu Primeiro Passarinho? Aprenda como se comportar!

Você deve estar se perguntado: “Devo aprender como EU devo me comportar? Não seria como “ensinar o pássaro a se comportar?”
E eu te digo: Não! Haha

Um fator importante na criação de uma ave é a confiança que ela adquire em você. =)

Se você fizer algo que a assuste com frenquência, ela não vai confiar, se apegar ou ser super mansinha com você!

Aqui vão algumas dicas (considero mais como REGRAS) para te ajudar nos primeiros passos:

E acima de tudo, tenha paciência! Eu sei que às vezes a gente perde a cabeça, pois alguns passarinhos aprontam demais, mas… =] Eles são assim! Um párssaro nasce para ser livre, fazer o que quiser, e já que nós resolvemos ter um dentro de casa, seja muito bom com ele! Muito, mas muito bom mesmo e dê a liberdade que eles precisam de vez enquando.

Muitos beijos!!!

277 Comentários »

  1. Andrea said,

    Puxa estou encantada com suas palavras e seu jeito de ensinar sobre esses pássaros tão lindinhos, vc é especial demais Nathy ,obrigada por compartilhar seus conhecimentos, obrigada pelo blog, obrigada por sua atenção, beijos e bicadinhas

  2. Nathy Takaoka said,

    Hehe magina! Faço tudo isso pelo amor tão grande que sinto por esses pequenos =] Obrigada você por nos acompanhar!
    Beijos e bicadinhas. =*

  3. *oo* Palavras de especialista, caraca…. tou impressionado ! Parabéns :D

  4. Nathy Takaoka said,

    Muito obrigada Luiz Fernando!!!
    Acho muito importante a gente aprender como se comportar com nossos pequenos. Minha vó até hoje não entende que não deve gritar com o papagaio ou fazer movimentos rápidos.
    Mas… xD a gente tenta ensinar as pessoas que estão com a mente aberta para aprender tudo isso.

    Beijo grande e agradecemos sua visita!!!

  5. Ana said,

    Nathi, adorei seus conselhos! Será que voce pode me ajudar. Tenho um agaporni Nigrigenis, chamado Biel, Bom, eu ganhei ele e estava sempre com ele na mão, ai fiquei um tempo sem pega-lo devido falta de tempo. Sou apaixonada pelo meu lindinho e queria dar carinho mas ele não deixa mais pega-lo. Ele já é adulto! Será que eu consigo reconquista-lo?
    Bjs e obrigada pela sua resposta.

  6. Nathy Takaoka said,

    Oi Ana!

    Um tempo quanto? Ele é machinho mesmo?
    Bom, eu não tenho certeza de como você pode fazer para ele voltar a sua mão.

    Primeiro vamos observar uma coisa, ele tem medo de você ou fica nervoso quando tenta pegá-lo? Quer te bicar… essas coisas.
    Para reconquistá-lo, logicamente dependendo de quanto tempo não o pega, eu aconselho:
    Abrir a gaiola (se a asa for cortada)
    Esperar que ele saia, precisa de muita paciencia.
    Tente conquistá-lo pela barriga! xD haha ofereça comida no bico. UMA semente de girassol. Não dê sempre, faz mal.
    E aos poucos a intimidade volta junto com a confiança.

    Com certeza ele sentiu muito sua falta, pois estava acostumado a ficar com você e um belo dia, não ficou mais. Esses bichinhos sentem muito a “solidão”. Você vai precisar de muita, mas muita paciencia, disposição de levar umas bicadinhas, vai demorar. =/ Se voltar.

    =) Mas vale a pena tentar!!! Tente com comida. Depois de um tempo, veja se ele vai com você. Se ele tentar te bicar, não grita! Que isso assusta ele. Acho que com jeitinho as coisas voltam ao que eram antes.
    Beijo grande!
    Se precisar de ajuda, me chama! haha

  7. Dennis said,

    Oi Nathy!

    É o Dennis novamente. Lendo essa última conversa, fiquei pensando a respeito deles soltos. Não tinha a intenção de ter que cortar as peninhas da asinha dele. Será que há a possibilidade de deixar a gaiola aberta para eles saírem sem ter que cortar?

    Beijo,

    Dennis.

  8. Dennis,

    Eu sei qeu não sou a Nathy mas se vc deixar eles soltos sem cortar as asas é melhor que não tenha janela,porta ou qualquer coisa aberta,os meu por exemplo tem a asa cortada mas por outro lado eu so cortei uma vez.

    Espero que isto resolva.

    Bjsss.Isabelle.

  9. Nathy Takaoka said,

    Aih Dennis, desculpa!
    O esquema de comentários do blog está falhando um pouco e o seu passou em branco. ¬¬
    Concordo com a Isabelle. (Obrigada por responder o Dennis =) )

    Você pode deixar a asa inteira, mas tem alguns probleminhas:
    Fuga por janela, porta, frestas pequenas, etc.
    Machucados por se pendurar onde não deve, coisas quentes, armarios altos com poeira, luminárias, etc.

    Eu aconselho mantê-lo com asa cortada até que ele crie um laço bem forte com você. Confiança, carinho, vontade de ficar com você. Caso contrário, o risco dele fugir ou se machucar pela casa é muito grande.

    Beijo Grande!

  10. Adriana Lage said,

    Nathy foi ja preparou ninho pro seus pequenos?o que devo colocar na gaiola pra eles arrumar o ninho deles?Porque a Lory ta desfiando os puleiros e levando pro ninho!me ajuda tirar essa duvida!eles conseguiram roer o espelhinho todo que eu comprei pra eles kkkk!
    desse jeito vou ter que por um de teto kkkkkkk!

  11. Nathy Takaoka said,

    Oi Adriana!
    Ahh eles usam tudo que tem pela frente.
    Poleiros, qualquer coisa de madeira, papel, o próprio ninho.

    Eu colocaria MUITO papel, alguns palitos de sorvete, coisas desse tipo.
    Se eles bicarem todo o poleiro, compra outro. Não existe um material específico para ninho.
    Beijo grande e boa sorte haha

  12. Amanda said,

    Oi Nathy td bom ? Estava lendo suas dicas e adorei , já me ajudou bastante , porém ainda tenho algumas duvidas …. Meu filho Vithor de 7 anos ganhou um casal de agapornis agora no Natal , eles sao lindos , meu filho colocou o nome de Romeu e Julieta , pois disse que eles só ficam namorando … Realmente eles sao muito carinhosos entre eles , porém percebo que eles se assustam muito com a gente . Quando coloco a gaiola deles no quintal pela manha eles saem da casinha , fazem barulho , brincam , mas qd percebem a presença de alguém eles ficam encolhidos no canto da casinha um encobrindo o outro . Gostaria de saber o que faço pra que eles se acostumem com a gente e quais brinquedos devo comprar ? Eu nunca tive pássaros então estou totalmente perdida !!!! Muito obrigada !!!!

  13. Fernanda Bass said,

    Ola Nathy !

    Adorei o blog! esta de parabéns!

    Gostaria de te fazer uma pergunta..
    Comprei meu Agapornis em 1 de dezembro de 2011. Em um pet shop. ele era filhotinho. Cortei uma asa dele.

    No começo ele era bem mansinho. Pegavamos ele e ele ficava quetinho deixava fazer carinho. subia no ombro. super carinhoso.
    Todo dia eu pegava ele e ele sempre bem manso. Depois voltava a colocalo na gaiola.

    Mas nessas 2 ultimas semanas. Não tive tempo de fazer essa rotina e dar .
    lhe atenção.

    Agora ele não quer mais sair da gaiola. E toda vez q vamos pega-lo ou ate tentar fazer um carinho ele esta bicando e mto forte.

    Será que não há mais como educá-lo? Ele não poderá ficar mais mansinho?

    O que eu posso fazer?

  14. Felipe Rocha dos Santos said,

    Já tenho agapornis há um tempo e sou apaixonado pelos os meu passarinhos. Tenho um criado na mão e outro eu achei perdido aqui dia 31/12/2012. Fiquei muito feliz. Quando a Jully (minha passarinha) viu o Fefê (o pássaro que eu achei) acho que eles se apaixonaram, estão muito juntos. Eles são lindos! E também, devo lhe parabenizar pelo seu amor e sua sabedoria sobre os agapornis, achei um video seu na internet e vou começar a frequentar seu blog.

    http://a3.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/408316_10150502153208846_649673845_8907723_1728502795_n.jpg

    http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/402233_10150510699048846_649673845_8945610_991673189_n.jpg

    Obs: As imagens não estão muito boas, mas já dá para perceber como os meus são lindos!

  15. Felipe Rocha dos Santos said,

    Levei “eles” à uma “Casa de Animais” aqui perto, e falaram que são fêmeas as duas. Mas é aquele método que não é garantido. Fiquei triste ;/ mas só que eles estão no amor mesmo, estão trocando carinho, dormindo junto na casinha….Espero que seja um casal. Obrigado pela atenção.

  16. Nathy Takaoka said,

    Oi Amanda!
    Desculpa a demora para responder, eu estava correndo por causa do fim de ano.
    Primeiro, muito obrigada pela visita. =)

    Bom, faz pouco mais de uma semana que os agapornis estão na sua casa, é normal que fiquem assustados com a presença das pessoas da casa. Tudo é novidade para eles. Pense que você e mais uma pessoa foram morar na casa de um monte de gente que vocês nunca viram na vida, ambiente e barulhos diferentes… Você ficaria assustada? =P Eu ficaria e muito haha

    O ideal é deixar a gaiola deles no ambiente mais movimentado da casa, de preferência no canto da parede, assim eles se sentem mais seguros. Conversem muito com eles, evite que as crianças fiquem pulando e gritando ao redor da gaiola. Tudo tem que ser bem calmo. Com o tempo eles vão ficar mais a vontade. Como são agapornis ariscos, acredito que seja difícil ter eles como bichinhos que brincarão com seu filho.

    Quanto aos brinquedos, devem ser apropriados para aves. Evite sisal, plásticos moles demais, etc. Dê prefer6encia para madeira, cordão de algodão, miçangas grandes, coisas que eles não vão conseguir engolir ou prender os pés.
    Para te ajudar, leia esse post do blog http://passarodoamor.wordpress.com/2011/08/05/nossa-rotina-part-i/

    Beijo grande e sempre que precisar, escreva para mim.

  17. elias de oliveira melo said,

    Oi Nathy,tudo bem?
    Pois é como você eu sou doente por bichinhos e é claro agapornis é o meu predileto…Eu tava vendo umas fotos que vc colocou das espécies de agapornise eu tô com dois aqui que aparentemente formaram um casal,e eles são meio que a mistura do ficheri com personata,na verdade eles tem todas as caracteristicas do personata,mas as cabeças são num tom avermelhado ao invés de pretinhas…Qual seria a raça deles?Outra pergunta já preparei a gaiola pra eles e to doido pra ver filhotinhos nascerem,eles ja estão direto no ninho e ficam de beijinhos e tal,mas a cópula mesmo ainda não vi acontecer…O que vc acha?
    A tb tenho duas calopsitas que tb curto demais,são meus outros dois filinhos,vc pode me passar alguma dica sobre elas tb?Desde já te agradeço e valeu.

  18. Nathy Takaoka said,

    Oi Elias!
    Me manda uma foto do casal de agapornis nathytakaoka@gmail.com. Não tenho como saber a espécie sem vê-los.
    Quanto as calopsitas, os cuidados são muito parecidos, o que muda mais é o comportamento diferente entre agapornis e calopsitas. Os agapornis tendem a ser mais chatinhos e territoriais.
    =)
    Qualquer dúvida, estou aqui.

    Beijo grande!

  19. Nathy Takaoka said,

    Oi Fernanda.
    Ele deve ter sentido muito sua falta, viu?
    Eles são temperamentais e pegam birra.

    Deixe a gaiola aberta e fique por perto. Espere que ele saia sozinho. Talvez assim consiga pegá-lo. Pode ser que ele seja fêmea e esteja tentando defender sua gaiola. Isso é super normal. Faça isso e tenha paciência. Se precisar, atraia com comida. =)
    Acredito que com o tempo tudo volte ao normal.

    Beijo grande!

  20. Nathy Takaoka said,

    Que agapornis lindos Felipe! =D

    Muito obrigada pela visita.
    Quanto ao sexo deles ou delas, haha, o ideal é fazer a sexagem, eu indico o laboratório São Camilo. É fácil, barato e assim você acaba com suas dúvidas. =)

    Beijo grande!!!

  21. Felipe Rocha dos Santos said,

    Só que moro em Vitória-ES, conhece um confiável aqui perto ?

  22. Felipe Rocha dos Santos said,

    Ops…. agora que eu vi que é no Brasil inteiro, ams estou com dificuldade como vou retirar as penas dos meus pequenos, quantas são…? ;S

  23. Nathy Takaoka said,

    Oi Felipe!
    Você precisa pegar primeiro o kit de coleta para depois retirar as penas.
    São 4 ou 6 penas do peito dos agapornis. É pouca coisa e com um puxão geralmente já saem as necessárias.
    Eu sei que é chato, mas se não for você, será um veterinário ou não saberá o sexo.

    Beijo grande!

  24. elias de oliveira melo said,

    Valeu Nathy,vou tirar as fotos e te mandar…

  25. oi nathy, eu queria saber se compro macho ou femea queria comprar um casal mas nao tenho dinheiro suficiente. Posso coloca-los com um periquito? pera ter compania?

  26. Nathy Takaoka said,

    Oi Bruno!
    As fêmeas são mais bravinhas, principalmente dentro das gaiolas, mas por outro lado são mais engraçadinhas. =P
    Os machos são mais calmos e mansos… Agora quem escolhe é você. Eu amo ter as fêmeas e os machos =)

    Eu não aconselho deixar um agapornis na mesma gaiola com uma ave de outra espécie. Eles são muito briguentos e territoriais. =/ Podem machucar ou matar as outras espécies. Às vezes eles se dão bem, mas eu acho arriscado juntar de uma vez. Deixe gaiola lado a lado para ver se eles se gostam.

    Se você der atenção para o agapornis, não há necessidade de outra companhia. E dê preferência para comprar agapornis de 2 meses de idades criados na papinha, ou seja, mansos =D

    Beijo grande!

  27. Ola nathy,
    foi mal o encomodo mas eu queria saber como seia idade do meu agapornis na hora de comprar.
    Eu estava te assistindo seus videos no youtube e achei lindos seus agapornis acessa meu vido la periquitos-reproduçao.Flw

  28. Olá Nathy! Estive lendo seu blog e amei.
    Gostaria que você me tirasse uma dúvida, por favor.
    Comprei um casal de agapornis (pelo menos foi o que disseram na loja), mas notei que são muito ariscos.

    É possível amansar esses bichinhos, embora já sejam adultos?
    E se eles tiverem filhotes, por quanto tempo poderão conviver com os pais no viveiro? É possível que os pais tentem machucar ou matar os filhotes depois de algum tempo?

    O viveiro que construí para eles mede 2,5m de altura, 1,8 largura e 2,0m de comprimento. Acho que é um espaço considerável. Optei por não deixá-los em gaiolas pequenas, porque gosto de ver os passarinhos com bastante espaço para brincar!

  29. oi,
    nathy sabe aquelas gaiolas que vc falou q ia vender se tiver ainda eu estou iteressado.
    e isso vlw.

  30. Nathy Takaoka said,

    Oi Bruno!
    É meio difícil saber a idade ao certo de um agapornis.
    O que eu sei diferenciar é se é adulto oufilhote, http://passarodoamor.wordpress.com/2011/10/22/adulto-ou-filhote/

    Beijo grande!

  31. Nathy Takaoka said,

    Oi Laryssa!
    Agapornis ariscos são muito difíceis de amansar. Eles são agressivos demais e as bicadas doem muito.
    Se você os comprou com intuito de reproduzir, arisco está ok. Pois na época de reprodução, mesmo os agapornis mansos tendem a ficar mais bravos.

    Se você quiser alimentar os filhotes na papinha para serem mansos, eles devem ficar com os pais até os 15 dias de vida, depois disso você deve cuidar deles.
    Os pais machucam e matam alguns filhotes quando eles percebem que não vão dar conta de alimentar todos. Normalmente isso acontece com o filhote mais fraco. Pode parecer meio cruel, mas na natureza a vida dos pais é mais importante e em cativeiro isso não é diferente.

    O tamanho do viveiro está ótimo! =) Assim eles podem voar bastante e brincar.
    Espero ter esclarecido suas dúvidas.

    Beijo grande!

  32. Nathy Takaoka said,

    Assim que eu souber direito, publico no blog.

  33. Laryssa Michelle said,

    Muito obrigada! As dicas foram ótimas! Espero ter alguns filhotinhos por aqui em breve! rsrs

    Beijinhos e bicadinhas! rsrs

  34. oi
    nathy eu queria comprar ou adotar um filhote de agapornis , so que sou de minas e nao achei nenhum criadouro para me fornecer um
    vc pode me ajudar?

  35. Nathy Takaoka said,

    Oi Bruno!
    Dá uma olhada no Google.
    Eu não conheço criadouros na sua região.

    Sempre entre em contato com o lugar primeiro para ver se é manso.

    Beijo grande!

  36. eu ja procurei na lista telefonica , no gogle , em pets shops, em todo lugar sera que nao da para comprar no bicos e cores?

  37. Nathy Takaoka said,

    Bruno, dá uma olhada nesse aqui http://comprar-vender.mfrural.com.br/detalhe/agapornis-e-periquitos-australianos-67849.aspx
    Eu não conheço, e indico que vá até o local conhecer antes de comprar.

    Beijo grande!

  38. Douglas Silva Custodio said,

    oi, Nath achei muito bom suas recomendaçoes pq á final eu tenho dois periquitos rererererererere. Mas Nath me desculpe por ser tao ”fora de hora”,mas a onde vc comprou aqueles fixadores para poleiros ?
    pois eu queria comprar alguns para a minha gaiola mas nao sei onde vende pq na minh cidade eu nao achei [ Itaperuna ] por favor me ajude…bjs e muitas bicadinhas rererere

  39. Fernanda Bass said,

    Adorei as dicas!

    atraii ele com comida e ele saiu..

    comprei alguns brinquediinhos p ele e ele adorou e começou a sair sem precisar atrai-lo.

    Com uma semana ele se acostumou a sair.

    Só bica quando está dentro da gaiola, acho q realmente deve ser femea. Preciso fazer o teste de sexagem.

    Ele é muito medroso, mais com muita paciencia conseguii acostuma-lo.

    Muito obrigada!

    Adoro seu blog ! está de parabéns! Já li quase todos os posts!

    beijo

  40. Nathy Takaoka said,

    Oi Douglas!
    Os poleiros já vem com aqueles prendedores. É tipo um parafuso que sai do galho com duas chapas redondas e aquele que rosqueia haha não sei o nome. =)
    Na internet é meio ruim de encontrar porque os tamanhos variam muito e para agapornis não pode ser muito grande, mais ou menos a espessura de um dedo.

    Tem que procurar nos petshops da sua região.
    Beijo grande!

  41. Nathy Takaoka said,

    Oi Fernanda!
    =D Continue assim!
    Com o tempo o medo vai passar e ele (ou ela) vai querer sair sempre para brincar com você.

    Beijo grande!

  42. oi,
    esse site nao da o anuncio ja foi excluido e nao da pra entrar em contato com o vendedor, é chato morar numa cidade que nao tem criadouros por perto, agradeço, vlw
    se souber de algum criadouro me avise ok .
    tchal

  43. Nathy Takaoka said,

    Bruno, se eu souber de algum lugar, te aviso!
    Beijo grande!

  44. Mariana Gomes said,

    oi Nathy adorei seus comentarios .
    bjs agaposos .

  45. Mariana Gomes said,

    adorei seus comentarios.
    bjs agaposos.

  46. Muito obrigada Mariana!
    Acho muito importante o pessoal saber como cuidar de um primeiro passarinho manso.
    Não é tão simples, né?
    Beijo grande!

  47. Icaro said,

    Oi Nathy,

    Sera que voce poderia me ajudar, eu encontrei um agapornis,alias eu nao meu sogro e ele deu para o meu filho o problema é que nao sei do passado dele se ja esta velhinho ou se ainda é novo como identificar isso, e me parece que ele ou ela esta um pouco triste o que devo fazer?

  48. Oi Icaro!
    Seu sogro não sabe a procedencia da ave?
    É muito difícil saber só de olhar a idade e tudo mais. O único post que pode te ajudar com isso é esse aqui: http://passarodoamor.wordpress.com/2011/10/22/adulto-ou-filhote/

    Os agapornis são aves muito ativas, precisam de brinquedos e atenção. Mesmo que seja arisco, seu agapornis precisa de alguém para “conversar” e fazer companhia. Faz quanto tempo que ele está na sua casa?
    Beijo grande!

  49. mariana Gomes said,

    oi Nathy
    Eu solto o Kadu e ele fica no meu ombro e na minha cabeça
    e dai fica nas minha costas e na mão
    bjs.

  50. Oi Mariana!
    haha que fofo o Kadu!

    =) Como seu pequeno é manso, leia esse post também antes de comprar uma companheira para ele:
    http://passarodoamor.wordpress.com/2011/12/12/um-ou-dois/

    Beijo grande!

  51. Vagner said,

    primeiro gostaria de parabenizar seu trabalho (acho vc muito linda ) rsrsrsrsrsrs.muito legal vc compartilhar suas experiencias com agapornis pois ajuda varias pessoas assim como eu q tbem criam .Minha duvida é o seguinte comprei um suposto casal de agaporni e estão com +- uns 10 meses ja vi eles fazerem a regurgitação acho q é assim q escreve ne??rsrsrsrsrsrs mas entw vc poderia me dizer se é um casal pela regurgitação ou agapornis do msm sexo tbem pode fazer a regurgitação ? fico no aguardo de sua resposta ja ia me esqcendo me chamo Vagner Saito e sou de Marilia interior d SP big beijo.

  52. Hercules said,

    Oi nathy,
    Não queria dar trabalho para você pois já fiz muitas perguntas e tudo demais abusa,né?Só queri parabenizar pelo seu blog e agradecer pois você me encorajou para ter meu primeiro casal de agapornis.Fique com Deus.

  53. andre Gomes said,

    Oi,nathy

    eu estou começando a ficar chateado por que meus comentários não estão aparecendo.Você os excluiu?Por favor não exclua mas se quiser excluir pelo menos me responda antes por que eu acesso aqui diariamente,juro,diariamente e não encontro nos posts as minhas perguntas.Mas esta é a mais importante de todas:o meu tio tem 3 agapornis na granja dele e a femea pos 6 ovos (soube disso ontem) mas ja faz 9 dias que nasceram.Pedi um a ele a partir dos 15 dias ele disse que me dava,depois eu compro um par mas ai vai:

    A partir dos 15 dias de vida vou dar papinha mas quantas vezes ao dia ou como verificar se o papo está cheio?E a partir de quanto tempo de vida dou ração e farinhada?E deixo ele no ninho ou em alguma cabaninha?Devo separá-los?Boto mais comida no pote,para os pais enquanto tiverem alimentando-os?Fique com Deus.

  54. Oi Vagner!
    Muito obrigada pelo carinho.

    Normalmente o macho regurgita para a fêmea, não tenho certeza se casais do mesmo sexo fazem isso. Acredito que não!
    O melhor é fazer a sexagem deles. Eu indico o laboratório São Camilo. Eles atendem todo território brasileiro.
    Beijo grande!

  55. Oi André!
    Agora que eu vi, só recebi esse comentário e nada mais!
    Veja se está postando direitinho…
    Os comentários são recebidos e só são publicados depois que eu autorizo, mas eu realmente só recebi esse.

    Quanto a papinha:
    Período Horários Quantidade
    15 à 24 dias 7:00 / 12:00 / 17:00 / 23:00 7-10 ml
    25 à 34 dias 7:00 / 17:00 / 23:00 11-15 ml
    35 à 44 dias 7:00 / 19:00 11-15 ml
    45 à 54 dias 19:00 11-15 ml
    56 dias 19:00 5-10 ml

    A partir do dia 45, coloque um pote de ração extrusada e também ofereça no bico.
    Ele deve ficar separado dos pais, no começo pode ficar numa caixinha, depois numa gaiola com poleiros baixos e depois uma gaiola normal.
    Beijo grande!

  56. Andre said,

    Oi nathy
    desculpa pelo mal entendido mas esta é a última pergunta que faço a você para eu deixar de te aperriar:
    qual a papinha que você indica e como fazer?

  57. Hercules said,

    oi nathy,como vai sou Hercules e vi os comentarios do andre e isso me enduvidou sobre algo:voce colocará mais ração,farinhada e ração quando os filhotes nascerem?Qual a quantidade a mais?Fique com Deus.

  58. Oi Andre!
    Pode ficar a vontade para me perguntar o que precisar.
    Eu indico a da Nutrópica, tem um filhotinho na caixa.

    Na caixa deve ter instruções de como preparar. Como eu nunca precisei, não sei te explicar exatamente.
    Você deve dar com uma seringa sem agulha ou com uma colher com a ponta afunilada. Você mesmo pode fechar um pouco a colher com um alicate grande.

    Como te disse, nunca cuidei de um filhote antes, não tenho muito o que te dizer.
    Beijo grande!

  59. Hercules said,

    Ah e eu queria saber se você já vendeu suas gaiolas.

  60. Hercules said,

    Estou interessado.

  61. Oi Hercules.
    Na época de reprodução os pais precisam de mais farinhada para reforçar a alimentação.
    Para os filhotes não tem necessidade até o 45º dia de vida. Com o tempo eles começam a comer sozinho.

    A quantidade varia muito. O ideal é colocar e observar.

  62. Ainda não vendi.
    Assim que for vender, publico no blog.

    Beijo grande

  63. adrianalage said,

    Oi Bruno desculpas entrar na conversa tem esse site entra em contados com eles!www.valeverde.com.br.
    Vou ver aqui nos meus favoritos eu tenho varios qualquer coisa de envio mais!bj e bicadinhas.

  64. Andre said,

    Oi nathy,
    eu só queria dizer que estou arrependido e triste por tanta cobrança que eu fiz.Sei que é difícil está sem o seu palhacinho Chubby,desculpe por só querer as suas respostas para os meus comentarios.Fui muito insensível e estúpido.Te peço desculpas por fazer tantos comentários e não refletir sobre a sua dor.Desculpe.Fique com Deus.

  65. carolina bettanin said,

    amei mesmo mais meus bebes que sao Periquitos Australianos nao gostam de mim e faz 1 ano que to com eles:( eles senpre voam quando eu tento pegar de levinho com eles!

  66. Oi André!
    Por favor, não se sinta assim. Entendo que muitos leitores querem posts novos e respostas para os comentários, não se preocupe.
    O que aconteceu com o Chubby foi uma fatalidade, são coisas da vida.

    Sempre que precisar estarei aqui para esclarecer suas dúvidas.
    Beijo grande!

  67. Oi Carolina!
    Se seus periquitos australianos não foram criados na mão a partir dos 15 dias de vida, é muito complicado que eles queiram chegar perto de você, pois não foram acostumados a conviver com as pessoas.

    =) Mas não se preocupe. Eles gostam de você de um jeito ou de outro. Só não estão acostumados com o contato físico.
    Beijo grande!

  68. Hercules said,

    Oi nathy,
    Bem eu queria saber se vc conhece algum veterinário que faça exame de fezes de aves em João Pessoa.Fiquei muito atentado a comprar mas antes eu queria saber se vc conhece.Quero ser prevenido antes de comprar;pela saúde deles e minha.Você conhece?Ah e eu queria saber se os agapornis podem se contaminar com a tinta da gaiola.Fique com Deus.

  69. Oi Hercules!
    Não conheço… =/
    Seria bom pesquisar na sua região ou ver com algum veterinário de cães e gatos se ele indica algum especializado em aves.

    Os agapornis podem se contaminar sim com a tinta ou se a gaiola estiver sem pintura qualquer.
    A tinta deve ser atóxica EPOX branca ou preta. Eu prefiro a branca.

    Beijo grande!

  70. Hercules said,

    Oi nathy
    Como faço pra amansar,assim algumas dicas.Comprarei um no pet shop (mas os agapornis são muito medrosos,eu encosto na gaiola eles saem voando e nem sei se são saudáveis) e eu queria que você me desse dicas para eu fazer com que ele fique que nem os seus.Mas como fazer?Como você fazia?Fique com Deus.

  71. Hercules said,

    Oi nathy
    esqueci de falar uma coisa:gostaria de saber se você sabe algum site confiável para comprar gaiolas.Eu entrei no site da terra dos pássaros mas são pequenas,eu queria do tamanho ou perto do tamanho da gaiola que era do woody (altura:74 cm,comprimento:54 cm,largura:38 cm).E eu queria somente com tinta epoxi,como você mesma me indicou.Você conhece?

  72. Andre said,

    olá como vai?
    Você sabe se é bom dar farinha de ostra para eles?

  73. Oi Hercules!
    Como eu nunca comprei de petshop e tentei amansar um agapornis arisco, não tenho como te ajudar.
    O que eu aconselho é que procure um criadouro de agapornis mansos.

    Beijo grande!

  74. Oi Hercules.

    Tem o site http://www.cobasi.com.br
    Todas as brancas são de tinta epox

    Beijo grande!

  75. Oi Andre!
    Somente farinhada de ovo.
    Recomendo da Nutropica.

    Beijo grande

  76. Andre said,

    Olá como vai
    Se lembra que eu disse que meu tio ia me dar um filhotinho de agapornis? Pois é,ele não me deu!Fiquei triste mas ele disse que era porque eu tenho uma cachorrinha e não vai ser legal eu dar mais atenção a ave que de repente chegou no ambiente do que a minha cachorrinha que faz 12 anos que tenho ela.Ele está certo.Fiz algumas perguntas em vão mas pelo menos adquiri conhecimento.Mas nathy,só para você não ter lido tudo isso em vão,vou perguntar algo:Você acha que de vo comprar 3 tipos de rações diferentes para a ave (que ainda vou comprar) experimentar e ver qual ela gosta mais?Por exemplo,eu compro petbird,nutropica e megazoo aí eu ofereço para ela e ela decide qual gosta mais.Acho que qual ela comer mais.

  77. Carol! =) said,

    Oi Nathy, é a Carol de novo!
    Como te disse pelo face, vou comprar um casal filhote em maio. Mas eu estou com muito medo de pegar eles não conseguir deixá-los mansos! Eu vou comprar um casal, porque dizem que eles ficam tristes sozinhos, mas ai tem a coisa de que eu nunca tive um, oque é melhor fazer? Sei que tem um post sobre como amansá-los, mas nem sempre é tão fácil, preciso de ajuda*-*! Obg!!

  78. Sebastião said,

    Nathy, eu comprei um casal de Agapornis, porém o macho parece ser um híbrido de Roseicollis e Personatus, sendo assim provavelmente ele é estéril, certo?

    Aguardo sua resposta…

  79. Manu said,

    Oi nathy Takaoka

    Me chamo Manu ( Emanuel ) tenho 14 anos e na chacara da minha avó tem um viveiro onde ficam meus passarinhos e eu ja vi algumas vezes meu casal de agrapornis namorando, mais ate hj eles nunca tiveram filhotes todos os meus outros passarinhos tem ( periquitos australianos, diamante de gold, calopsita, manon ) menos eles, sera q é algum problema com os lugares de botarem ovos? Esses lugarem sao grandes e com espaço pq tem q caber a minha calopsita ai fizemos grande e com matinhos dentro, sera q é por causa disso?
    Aguardo resposta,

    se poder responda pelo meu e-mail emanuelhenriquesp@hotmail.com

    Obrigado!

  80. Oi Andre!
    Pena pelo agapornis. Mas com certeza seu tio tem razão. Pelo menos por enquanto é melhor assim.

    Eu acho que ver qual ração seu agapornis gosta mais é o correto. Fiz isso com meus machos quando os comprei.
    Comprei um pacote de ração por vez e observava para ver qual eles comiam mais e foi Nutrópica!

    Pode me perguntar coisas sobre esses pequenos sempre que quiser e quando comprar seu pequeno, me avise.
    Beijo grande!

  81. Oi Carol!
    Se você comprar os filhotes já mansos, é bem simples. Tudo que você tem que fazer é pegá-los todos os dias, umas duas vezes por dia, cerca de uma hora cada vez.
    Se você tem tempo de se dedicar, pode comprar só um. O que não é legal é deixar seu pequeno o dia todo sozinho.

    Leia esse post para se decidir quanto um ou dois: http://passarodoamor.wordpress.com/2011/12/12/um-ou-dois/
    Beijo grande! =)

  82. Oi Sebastião.
    Até onde eu saiba, quando é filhote de espécies diferentes, ele é estério sim.
    Beijo grande!

  83. Sebastião said,

    Obrigado, Nathy!
    Mas no mesmo dia em que mandei a pergunta eu confirmei que ele é um híbrido estéril. E pelo que eu soube a fêmea também não é de boa qualidade. =/

    Agora vou ter que recomeçar do zero, e procurar bons pássaros.
    Os próximos só compro se forem Roseicollis, o problema é que onde moro é difícil achar essa espécie, principalmente de boa qualidade, já que aqui não tem um criadouro descente.

    Enfim, adorei o seu blog.
    se eu encontrar as aves que procuro, certamente estarei aqui pedindo dicas! XD

    T+

  84. Respondido por email. =)
    Beijo grande!

  85. Oi Sebastião!
    Boa sorte com seus agapornis. Volte sempre que precisar.
    Beijo grande!

  86. Hercules said,

    Oi nathy
    Será que consigo amansar um agapornis arisco com 3 meses?Fique com Deus.

  87. Oi Hercules!
    Nunca tentei.

    Se quiser começar a ganhar confiança dele, tente oferecer comida na boca. Mas cuidado com as bicadas.
    Beijo grande!

  88. Bhruno said,

    Olá,eu tenho um casal e eles estão chocando 4 ovos e eu queria saber quais cuidados eu vou ter de tomar e quanto tempo leva para os filhotes nascerem ?
    Desde já agradeço. Bhruno

  89. Emanuel said,

    Oi sou eu de novo o Manu, vim pedir desculpas mais nao consegui ler seu e-mail, e queria saber se vc poderia responder pelo site mesmo q agora eu posso visita-lo sempre

    Abraços!

  90. Respondido pelo Facebook =)

  91. Oi Emanuel!
    Para que os agapornis se reproduzam em viveiros, é necessário colocar vários ninhos.
    Um número maior do que a quantidade de casais que tem no viveiro.

    Outra coisa, pode ser que eles sejam do mesmo sexo e mesmo assim namorem. Os agapornis vivem muito bem como casais homossexuais e podem confundir os donos. Seria bom fazer um exame de DNA para saber o sexo correto deles.

    Beijo grande!

  92. Emanuel said,

    Obrigado Nathy

    Abração

  93. Hercules said,

    Oi Nathy
    Eu queria saber se é melhor eu comprar um agapornis macho ou fêmea.Macho ou Fêmea:

    Macho-são mais bonzinhos,né?E não são muito territorialistas,correto?Cantam e piam muito?.Machos ariscos são medrosos e assustados?

    Fêmea-São mais chatinhas quando não vem amansadas,não é?Piam pouco?Fêmeas ariscas são bravas?

    Obs;Moro em apartamento.Não posso proibir o passaro de cantar nem se eu quisesse mas se piasse menos,eu acharia melhor.Qual devo comprar?Fique com Deus.

  94. Hercules said,

    Oi nathy
    Tomei uma decisão:desisti de comprar um agapornis =( Passava horas em frente ao computador pesquisando sobre agapornis,lendo seu blog e vendo seus vídeos,simplesmente por que eu gostava.Mas é uma responsabilidade muito grande e não tem um veterinário especializado em aves na minha cidade.Fiquei triste por isso…Têm algumas coisas que acho difícil cumprir como por exemplo:disponibilizar banho se sol para exemplo.Saio 6:40 para ir para a escola,se eu colocasse ele as 6 horas e saísse 6:40 só teria 40 minutos de sol e isso é pouco,fora que eu passo o final de semana fora de casa.Minha mãe nem sempre se lembra de algumas coisas (ela se lembra de alimentar e trocar agua da minha cadelinha mas isso já tem 12 anos!) Outra coisa:uma gaiola é uma coisa desumana,não teria coragem de prender seres vivos numa jaula (a suas gaiolas umas das raras excessões pois suas gaiolas são enormes,tem de várias distrações,além de você os soltar 2 horas por dia.)Se eu fosse comprar uma ave,eu a deixaria num viveiro enorme ou em um quarto só para ela,voando solta.Sofro muito com a perda,qualquer que seja.Sou uma criança,apesar de tudo e pesquisar sobre agapornis ja virou uma obsessão.Vejo o mesmo video seu vezes e eu só usava o pc por causa disso;acessava as redes sociais mas não era a minha prioridade.Nathy,ainda quero participar do sorteio.Mesmo que os prêmios não sejam para mim eu conheço pessoas que querem.Deus te abençoe.

  95. Oi Hercules!
    Só por saber que mora em apartamento, te respondo Fêmea!
    Ela é mais chatinha, mas como vai ser só uma, vai ser bem fácil se comprá-la mansa!

    De qualquer forma, seria bom ver com algum responsável do prédio para saber se tem problema.

    Beijo grande!

  96. Oi Hercules!
    Acho que sua decisão demonstra sua maturidade. Apesar de ter ficado triste com ela, acredito que é o melhor que pode fazer no momento.
    Fico muito feliz por ter pensado seriamente nisso, nem todas as crianças pensam dessa maneira. Te admiro por isso.

    Quem sabe daqui alguns anos você não consegue ter seu pequeno num viveiro bem grande e aconchegante. =) Não é?
    Beijo grande!

  97. keren rodrigues mariz said,

    pode ser uma frase tipo piadas frases para ganhar o premio ponho no Facebook nos comentários na foto de blog pássaro do amor primeiro aniversario com o monte de fotos e essa que tem que enviar se não for e qual

  98. Oi Keren!
    Pode ser qualquer coisa que quiser escrever.
    Seja uma piada, uma história engraçada do seu pequeno, como o blog te ajudou.

    Beijo grande!

  99. keren rodrigues mariz said,

    oi Nathy eu vi o comentário de Hercules e vi que eu estudo das 1:00 da tarde ate 6:30 tem algum problema

  100. Oi Keren!
    Não tem problema se você se comprometer a fazer a troca de papel da gaiola antes de ir para a escola e brincar com seu pequeno.
    Depois da aula você também poderá brincar com ele. É importante que reserve uma manhã de algum dia da semana para lavar a gaiola toda do seu pequeno também.

    Se conseguir se comprometer dessa forma, não tem problema algum comprar um agapornis!
    Beijo grande!

  101. keren rodrigues mariz said,

    oi eu coloquei meu comentário n do to de 1primeiro aniversario do blog esta certo.

    Obrigado

  102. keren rodrigues mariz said,

    na foto de primeiro aniversario

  103. Oi Keren!
    Você já está participando do sorteio =)
    Beijo grande!

  104. keren rodrigues mariz said,

    e achei muito legar esse sorteio vai dar muita publicidade para o sait pássaro do amor

  105. Hercules said,

    Oi nathy
    Eu só queria confirmar se eu estou participando do sorteio.E também queria saber se o sorteio é aleatório.Há 6 dias eu descobri que não estava participando do 1° sorteio pois achava que eu estava inscrito no seu canal do youtube mas não estava,kkkkkkk.

  106. Hercules said,

    Eu já me increvi,só para constar e não foi há 6 dias não,foi há 16 dias (errei na digitação)

  107. Oi Hercules!
    Não tem comentário seu na foto de comemoração de 1 ano do blog.
    Tenta de novo.

    Beijo grande!

  108. Hercules said,

    Tem sim Nathy,acho que é na 50° página

  109. Hercules said,

    Oi nathy
    Você me assustou.Disse que não tem frase minha no facebook,acredito que seja na 50° página.Por favor,dá para você verificar outra vez ?Só tem um Hércules.

  110. Oi Hercules!
    Você tem que comentar nessa foto do Facebook http://www.facebook.com/photo.php?fbid=327247387326272&set=a.232421106808901.67176.222001924517486&type=1&theater
    Beijo grande!

  111. kelvin amo meu piriquito azulão said,

    o papagaio da sua vó é filhote e legalizado??

  112. Oi Kelvin!
    É legalizado, mas não é tão filhote.
    Beijo grande!

  113. thayane souto maior said,

    Olha eu não acho uma boa idéia porque pode acontecer de ele fugir porque aves como essas se asustan á toa e se ele se asustar perto de uma janela ele pode acontecer de ele fugir + você pode cortar as penas das asas olha por espeiência própria não dói nao machuca so que eu conselharia você cortar + cortar bem pouquinho sabe para ele poder dar uns saltos tipo voar bem baixinho na altura do peito assista esse vídeo ele explica tudo (até como se faz o corte certo)http://www.youtube.com/watch?v=ppstqbkdpqY

  114. bia said,

    oi nathy sou o gabriel tenho 9 anos tambem tenho 4 periquitos antes eu tinha 2 fui para a loja e descobri que os dois eram machos ecomprei 1 femia depois achei o outro solitario e comrei outra femia. o sorteio ja foi? adorei falar com vc ate mas.

  115. Rafael said,

    pode parecer besteira mas quanto custa uma agaponisa ai onde voce mora e quanto e a diferença de um filhote para um aduto

  116. Oi Gabriel!
    Fico feliz por você ler o blog.

    O sorteio já foi, mas em breve terá outro.
    Beijo grande!

  117. Oi Rafael!
    Depende muito do lugar. Onde eu comprei o Tony custa R$100,00.
    Você fala de onde?
    Filhote criado na mão é sociável, já o adulto arisco não gosta de interagir com as pessoas.

    Beijo grande!

  118. Laura said,

    Oi Nathy!
    Tudo bem?
    Então….segunda-feira (14/05) é meu aniversário, e como presente irei ganhar 1 calsalzinho de Agapornis. Queria saber de vc algumas dicas de truques e outros para que eles possam confiar e se socializar mais facilmente. Também quero saber se é vdd q os Agapornis Roseicollis são os mais mansos, e quais as cores q vc gosta.

  119. Laura said,

    correção: casalzinho* :P

  120. Oi Laura!
    Eu não tenho truques nem nada. Sempre indico que compre de um criador de agapornis mansos e filhotes.
    Assim você pegando todo dia com eles, eles ficam mais sociáveis.

    Os roseicollis são sim os mais mansos. Eu amo todas as cores, de verdade!
    Escolha o que mais te agradar. Evite sempre comprar de petshops.

    Beijo grande!

  121. laura said,

    oi gostei muito das dicas mas meu passarinho nao entra na gaiola o que aconteceu beijos laura

  122. Bianca said,

    Boa Tarde, amo periquitos, e eu gostaria tanto de ter um casal em casa, só que o problema que eu trabalho e só estou em casa a noite, será que eles se habituariam a rotina, mesmo eles sendo manso, deixo soltos? Enfim espero uma opinião? Muito obrigada. Bianca

  123. marcio said,

    queri que os meus fosem mansos assim como os que tão na foto acima kkkk
    eles bagunçam de mais kkkkk
    mais não consigo ainda amansar eles para pegar na mão eles tem medo ainda kkk

  124. Oi Laura!
    Te respondi o outro comentário. Me responde e veremos o que pode estar acontecendo.
    Beijo grande!

  125. rayssa said,

    oie quando eu tenho que tirar ele do ninho para aducalo kkk
    mas o meu é filhote de periquito ,eu tenho que manda cortar as asas ?
    adoro seus videos no youtube beijos

  126. Oi Bianca!
    Quando eu comprei Chubby e Wood, eu também já estava trabalhando e só ficava com eles de noite.
    Eles demoram mais para se acostumar com você, mas se acostumam em questão de meses.

    =)

    Acredito que você não tenha problema com isso.
    Deixe-os presos enquanto está fora de casa e quando chegar, pegue-os para brincar.
    Se ainda não comprou, indico que compre no http://www.criadorlatorre.com.br se for de São Paulo.

    Beijo grande!

  127. Oi Rayssa!
    Você pode tirá-lo do ninho com 20 dias de vida contanto que dê papinha para ele.
    Se não tiver tempo para isso, aconselho que deixe os pais criarem até que ele coma sozinho.

    É bom manter as asas cortadas se ele for ficar solto, caso contrário, deixe como está.

    Beijo grande!

  128. Bianca said,

    Oi Nathy , muito obrigada pela sua opinião, eu os comprei no sabado, eles são uma graça, comprei de uma cor amarelo e branco, eles são mansos, mas sinto que eles estão com medo, só consigo pegar o macho que é mas tranquilo a femea ainda é meia asustado, pois antes o gato da agropecuaria assutou ela, rs, eu sou de Araruama, RJ, fiz isso deixei preso na gaiola e a noite eu solto para brincarem na casinha. Muito obrigada mesmo pela opinião.

  129. Oi Bianca!
    Com o tempo o medo passa. O importante é brincar com eles todos os dias para se acostumarem mais rápido.

    Beijo grande!

  130. Bianca said,

    Os meus tb ainda tem medo, fazem bagunça, e o mais engraçado que qd chego em casa eles pedem para se soltar. São lindos. To amando.

  131. o meu agapornio vive qurendo passar pela grade da gaiola se a gaiola esta aberta e ele pula muito qundo vou pegar ele e ele pia muito sem parar me da uma tica eu quero o bem para ele e para mim tambem me fale oque eu tevo fazer.

  132. joão victor said,

    eu ganhei um mais ele grita muito quanto vou pega-lo o que devo fazer
    uma mulher ñ quis e me deu
    ñ sei idade sexo pf ajude-me quero mansa-lo e bricar como vc faz nesses videos

  133. sofia said,

    Adorei tudo que escreve sobre eles !
    Também tenho um verde , e senti mesmo que me apaguei a ele e sei que ele me conhece bem e é tão inteligente.
    Mas ele pica os homens só gosta de mim e da minha mãe e se alguém nos toca enquanto ele esta lá minha nossa e o bico já está bem forte x). ahah
    Adorei tudo o que li :) beijinho , continua*

  134. Oi Nathy, bom, aqui em casa tenho 4 Agapornis, Sushi, Tori, Apple e Seed, os 2 primeiros estão se aninhando, os segundos são bebezões, na verdade tem 3 meses, mas são muito bobões, eles ficam comigo e tal, mas sabe quando você vê que ele está ali com você não porque realmente quer, mas porque você pegou ele e levou com você? Pronto, é bem isso, eu tento leva-los sempre pra sala, quarto e tal, eles até que brincam, mas quando os pego eles ficam meio que sem querer ficar na minha mão, eles são muuuuito traquinas, essa semana se sujaram todos com tinta guache verde! Queria que eles fossem mai calminhos e carinhosos comigo heheheh, as vezes que ficam quietos abaixadinhos na palma da mão e aceitam um afago, mas basta outro chamar pra festa que eles ja se alvoroçam…
    Os seus são assim? Se não forem, sabe algo pra que eles sejam apegados à mim?

  135. Breno said,

    nathy quanto vc pagou em um agapornis quero mto um o chubby qual a especie dele

  136. Pedro Miguel Melim said,

    Ola Nathy olha eu hoje comprei um passarinho agapornis e tambem se chama Livi adoro-a é mas quando vou pegar nela dentro da gaiola ela foge ja tem as asas cortadas e tudo o k faço para ela ficar como os seus passarinhos . Como é que vocÊ fez. obrg por favor responda-me. Podes falar comigo por email.

  137. Patricia said,

    Ola queria fazer uma pergunta
    eu trabalho então verei meu bichinho antes de sair e quando voltar e minha mãe fica em casa o dia todo isso não quer dizer q ele vai se apegar mais a ela ne?
    bjoss

  138. Michelle said,

    Nathy fiz varias pesquisas sobre agapornis porem na maioria bem superficiais, mas depois que achei seu blog muitas coisas ficaram bem mais claras parabéns e obrigada por compartilhar suas experiências com todos. Bem comprei um faz uma semana e conforme o vendedor me disse que é fêmea, mas pelo que andei lendo no seu blog estou achando que é macho rss, ela é super tranqüilo e não me bica, somente me belisca quando eu a pego, mas também é fraquinho ela tem mais ou menos uns 5 meses e a pergunta é deve pega-la dentro da gaiola mesmo ela fugindo de mim ou tenho que 1º tentar que ela venha sozinha em minha mão, pois quero deixá-la mansinha?

  139. Roney said,

    Bom dia Nathy,

    Primeiramente queria parabenizar pelo seu trabalho com o blog e o amor que tem com esses pássaros.
    Tenho 4 casais de agapornis porém não são mansos. Vivem em um ótimo espaço e de tempo em tempo se reproduzem. Estou com a ideia de amansar um filhote que já tem cerca de 50 dias. Gostaria de saber se seus passáros foram amansados desde filhotinhos(15 dias de vida) na papinha ou você conseguiu amansá-los já “jovens”(60 dias de vida)?

  140. Oi Bianca!
    haha

    Eles são medrosos mesmo no começo. Lindo demais quando eles pedem pra sair. =)

    O Tony sempre que me vê, pede pra sair.
    Beijo grande!

  141. Oi Marcos!

    É assim mesmo no começo. Ele vai ter medo…
    Você precisa insistir e pegá-lo todos os dias para que o medo passe.

    Ele vai fugir mesmo. O legal seria pegá-lo num espaço pequeno. Como eu fazia no começo com Chubby e Wood, eu abria a gaiola deles num lavabo bem pequeno, com a privada fechada!
    Beijo grande!

  142. Oi João Victor!

    Se ele é arisco, é normal que tenha medo de você. Seria bom pegá-lo com uma toalha no começo, se ele bicar. Se não bica, pegue-o com a mão mesmo.
    Faça isso todo dia. Com o tempo a gritaria passa.

    Beijo grande!

  143. Oi Sofia!
    haha Normal que eles tenham ciume de algumas pessoas, viu?

    Minha Livi tem ciume do meu namorado. Quando eu encosto nele quando ela está, ai meu dedo!
    Beijo grande!

  144. Breno said,

    =D

  145. morgana thieme gomes dos anjos said,

    boa noite!Nathy ganhei um agarponi faz duas semana ele é bem manso mas não vem ate a gente, ele não come na minha mão e as vezes foge de mim como devo proceder para acabar com esse medo dele?

  146. Alan said,

    Nath, boa tarde. Preciso de uma ajuda eu tinha duas agapornis espécies diferentes. Roseicollis e uma personata ambas fêmeas. consegui um machinho com 4 meses do tipo personata tirei a outra, mas a fêmea ta batendo muito nele chegou a agarrar o pezinho dele que ele ficou pendurado achei que fosse arrancar, separei por ela ta fazendo isso? um beijo e saude para os pequenos.

  147. Oi Wallace!
    haha Agapornis é assim mesmo. Os meus são assim sempre. Só quando querem sossegam, mas logo voltam a farra.

    Com o tempo eles vão ficar mais apegados a você. O importante é manter o contato diário. Eles vão perceber que sem você não tem farra.
    Entende? Dê tempo ao tempo. Eles ainda são crianças e pensam que tem liberdade =P

    Beijo grande!

  148. Oi Breno!
    No criador La Torre custa R$100,00. Eu comprei Tony e Penny lá.
    O Chubby era um roseicollis azul. =) Lindo demais.

    Beijo grande!

  149. Oi Pedro!

    Chubby e Wood eram assim. Fujões.
    Eu os pegava “a força” mesmo e segurava bem com as mãos. Com o tempo esse medo passa e sua Livi vai sair por vontade própria.
    Beijo grande!

  150. Oi Patricia!
    Ele vai se apegar a quem o pegar mais para brincar.
    Se sua mãe não for mexer nele o dia inteiro, ok. Ai você pode pegá-lo de manhã e a noite que ele vai sempre te esperar para ser solto.
    Beijo grande!

  151. Oi Michelle!

    Você deve pegá-la de qualquer jeito. Meus machos eram assim no começo e só depois de meses começaram a vir na mão sem problemas.
    O ideal é que faça isso todos os dias.

    Beijo grande!

  152. Oi Roney!

    Os meus foram criados na papinha desde os 15 dias de vida.
    Mas não por mim, e sim pelo criador com experiência.

    Se quiser dar papinha para o filhote do seu casal, aconselho que retire do ninho com cerca de 45 dias somente.

    Beijo grande!

  153. Oi Ale!

    Fico muito feliz por ajudar vocês nesse momento. Acho importante que tenham pesquisado antes, pois quando eu comprei meus primeiros agapornis (Chubby e Wood), eu pesquisei! Mas não encontrei nada que me informava o que eu informo no blog (quando consigo).

    Os filhotes de agapornis no Criador La Torre custam R$100,00 cada.

    Eu, particularmente falando, não acho caro. É um preço justo para a qualidade da ave.

    Beijo grande e boa sorte!

  154. Oi Morgana!

    Para acabar com esse medo, só pegando ele todo dia mesmo contra a vontade.
    Com o tempo ele vai passar a confiar em você.

    Beijo grande!

  155. Oi Alan!

    Você não pode juntá-los de uma vez. Tem que deixar separado por um tempo e sempre colocar o macho na gaiola da fêmea. Ela com certeza se sentiu ameaçada por ele ter entrado no território dela e atacou.

    Beijo grandea,

  156. gostei muito obrigado

  157. Caah said,

    Gostei muito, ;) Antes,eu queria comprar uma calopsita,porém pesquisando na net,achei esse blog,e me apaixonei logo de cara por esses bichinhos tão lindos. Ontem,finalmente,comprei meu primeiro agapornis,ele parece com a Mia *-* Bom,ele não bica,e é super mansinho,mas me parece um pouco assustado ainda. Tentar fazer ele perder o medo de mim aos poucos :) Maravilhoso o seu blog,super legal, :) Muito obrigado por todas as dicas,continue assim ;D

  158. Oi Caah!

    haha É assim que começa. Espero que você se dê bem com seu pequeno.
    Se é parecido com a Mia, deve ser lindo demais!

    Beijo grande!

  159. Eu amo o meu passaro q e uma calopcita, o nome dele e neimar amigos de passaros

  160. Ferreira said,

    Oi, peguei um passarinho q estava na casa da minha namorada, ele só ficava preso lá, em casa tento pegar mas ele bica muito forte, o q vc m recomenda??

  161. Oi Ferreira!

    Bicar é a maneira de ele se defender de você.
    Leia o penúltimo post que eu escrevi sobre como amansar um agapornis.
    Tem que ganhar a confiança aos poucos mesmo.

    Beijo grande!

  162. Mariana said,

    Olá, vi que você tem bastante experiência com passáros, então pode me dar uma ajudinha?
    Apareceu um filhote de sabiá no meu quintal, já está meio grandinho e é muito manso, mas eu não sei como devo alimentá-lo. Você sabe dizer de quanto em quanto tempo tem que dar comida? E principalmete, qual a quantidade que devo dar cada vez que alimentá-lo?? Estou dando papinha de fubá na pontinha de uma colher, mas não sei quando já é o suficiente, tenho medo de ele ficar muito fraco ou dar muita papinha e ele acabar sufocando…

  163. Bruno said,

    Gostei das dicas pois tenho o meu a 3 dias apenas e to tentando min aproximar rs a acho que vc escreveu errado aque o
    ” Diversão todos querem, inclusive as aves. Dê brinquedos, playgrounds, papel para picar, tudo que tenha risco de machucar seu passarinho” ou eu entendi errado rs

  164. Oi Mariana!

    Eu não sei muito bem como cuidar de um sabiá.
    Sei que é bom alimentá-lo 3 vezes ao dia, manhã, tarde e noite.

    Ofereça comida até ele não querer mais. Abaixo do bico dá para ver se o papo dele já está meio cheio. O importante é ele não passar fome.
    Tente também algumas frutas, como banana, maçã e mamão.

    Beijo grande!

  165. Oi Bruno!

    Tudo que não tenha risco de machucá-lo!!!

  166. oi nathy os meus passarinhos sao muito bagunçeiros da pra concertar isso :-D

  167. Laura said,

    oiiiiiii amei seu blog, comprei um periquito adulto só q ele meio bravo comigo e tbm queria ensinar a ele ñ voar , me recomendaram a colocar sal de baixo das asinhas ou cortar me ajudeee o q eu faço ?:* beijoss

  168. Oi Willyane!

    É… Eu acho que não. É mesma coisa que tentar concertar uma criança bagunceira. A diferença é que as crianças falam a mesma lingua que nós.

    Beijo grande!

  169. Oi Laura!

    Recomendo que corte as penas da asa. Nunca ouvi falar de colocar sal neles. =/
    Beijo grande!

  170. Laura said,

    Oiii muito obrigada pela dica adoreiii! Agora ele já está mais calmo comigo e com as pessoas daqui de casa :D só q ainda recebemos algumas bicadinhas kkkkk .Só q tenho medo do cachorro daqui de casa q é bem bravo e corre o risco dele comer o piriquito e tenho medo !Como faço para acostumar?BEJINHOSSS <3

  171. Ana Paula said,

    Achei legal o blog,um periquito caiu a minha casa machucado ,ai eu coloco ele na plantinha e aqui na area como ele nao consegue voar eu deixo ele solto e minha casa é toda murada so que sempre ele se esconde debaixo do fogao e etc.. só que agora ele sumiu aqui dentro de casa e nao consigo achar, normalmente periquitinhos assustados se escondem aonde??

  172. Oi Laura!

    Eu não tenho experiência entre cães e aves.
    Acho melhor, ao invés de tentar acostumar, evitar o contato. Pode ser que no começo fiquem meio amiguinhos, mas nunca se sabe.
    Tem uma leitora do blog que perdeu dois agapornis porque o cachorro comeu. Muito triste.

    Melhor previnir, ok?

    Beijo grande!

  173. Oi Ana Paula!

    Putx… Não é algo padrão de saber.
    Espero que o encontre logo.

    Beijo grande!

  174. eduardo said,

    oi nathy=)eu gostei muito de suas dicas e gostaria de deixar minha experiencia como exemplo=)…
    bom o meu passaro(periquito australiano)nao chegar ser grande coisa dizem que eles sao muito dificeis de ter confianca a alguem,principalmente no meu caso,que adiquiri o meu ja adulto.mais nao foi muito dificil conquista-lo pesquisei na net e axei este blog,segui as dicas e hj eu ando na rua com ele no ombro(com a asa cortada por precaucao)ele vive mais fora doque dentro da gaiola=)
    obg pelas dicas!!!=)

  175. Andrew said,

    Oi gostaria de fazer uma pergunta: meu periquito jorginho ele é bem manço, eu coloco ele no meu ombro ele fica lá mais não parece muito confiável. Como faço pra deixa ele super confiavel?

  176. Milena said,

    Adorei, otimo post. Tenho 1 agapornis, 2 calopsitas e 3 periquitos. Amoo eles. Bjss

  177. Amanda Christy said,

    Ei, Nathy. Ganhei dois agapornis de um amigo do meu pai que tem um criadouro.
    Eles já são grandinhos, e estão em reprodução. Não sei, mas acho que isso é errado ele ter dado os passarinhos nesse estado. Então, queria uma ajuda com eles. Tenho medo de fazer algo errado. :/
    Você acha que ainda dá pra eles se acostumarem comigo? A fêmea está muito agressiva comigo e o macho é muito medroso!
    Como eu faço pra amansar eles?
    Segunda agora (04/03) sairei para comprar as coisas pra ele em geral. Por enquanto na gaiola só tem o ninho, ração e água.
    Espero poder conseguir criar confiança entre mim e eles. ):

    Obrigada desde já!

  178. Oi Andrew!
    Só com o tempo mesmo. Faça isso sempre que ele vai se acostumar.

    Beijo grande!

  179. Oi Amanda!

    Acho difícil. Além de serem ariscos, já são um casal e em produção.
    Acho melhor você deixá-los no canto deles, conversar, alimentar, normal. Só não tentar pegar.

    E se derem cria, tente amansar os filhotes deles. Será menos frustrante.

    Beijo grande!

  180. Paulo sergio de souza santos said,

    Ola Nathy gostei das dicas de cuidado,ja tenho meus agaporni a 1 ano mais ainda nao tiverao filhote fiz oq vc falo do papel mais ate agora nada quero muito q ele tenha filhote mais nao sei oq fazer vc pode me ajudar ? Preciso muito de sua ajuda,um dos meu agapaornis eu peguei na rua e o outro em comprei,na casa de raçao o cara falo e era femea,perguntei como ele sabia ele disse q era pelo exame do toque q faz em baixo dele acho q vc deve saber mais,eu fiz e sao diferente um e mais largo e o outro mais baixo mais msm assim ele ainda nao derao filhote eu eu to tao anciso pra ver os filhotes deles.SE VC TIVER UM FORMA DE Q EU POSSO ENTRAR EN CONTATO COM VC ME DIZ POR FAVOR MEU FACE E ESSE :paulosergio_souza1993@homail.com se vc poder falar com migo ou me dar algum dica do que fazer eu agradeço

  181. Oi Paulo Sergio!

    Com 1 ano de idade, a fêmea alcança a maturidade sexual. Isso é um dos fatores de eles não terem filhotes ainda.
    Mas… O exame do toque não é 100% confiável. Eu te aconselho a fazer um exame de DNA para saber o sexo de ambos. Se realmente for um casal, coloque um ninho, dê papel para estimular a cria. Depois disso, é questão de paciência mesmo.

    Beijo grande!

  182. Pedro eduardo said,

    Nathy, sera q eu poço prender uma coleira na patinha dele ?

    e eu não sei onde vende um agapornis, perto da minha casa tem um pet shop. e la no petshop tem periquitos,… sera que vai ser a msm coisa com os periquitos ?

    ASS: Pedro eduardo

    me responde ae pf

  183. Oi Pedro Eduardo!

    Você não pode prender nada no pé do seu passarinho, mesmo que seja para a “segurança” dele.
    O que pode acontecer se você prender o pé dele em algo? Ele pode tentar voar ou fugir, e com o pé preso, vai ter um tranco e pode quebrar a pata.
    É algo grave. E devemos tomar bastante cuidado.

    Os cuidados com periquitos são semelhantes aos dos agapornis. Porém, para você ter uma ave pet (mansa) como eu, tem que comprar de um criador que o venda criado na papinha.
    Beijo grande!

  184. Andrea said,

    oi Nathy há qto tempo não escrevia para vc ja estava com saudades de seus conhecimentos, mas tive tantos problemas para resolver que ficou impossível,hj vi que sua família cresceu muito e acho isso lindo demais. e ainda me emociono com seu amor e dedicação com seus bebês……mas o motivo de eu vir falar um pouquinho com vc é outro, a minha HADISHA ela está mais arisca.e agora namora com qualquer coisa que se encaixar entre suas perninhas, no espelho fica quase o dia todo, não comprei outro macho pq não me recuperei da perda do Zarin e por achar que tenha sido ela com toda brabeza que fez ele ir para junto de DEUS…mas ela namora com qse td, nunca consegui fazer amizade com ela, mas ela obedece todos os meus comandos,mas tocar nela é muito difícil…….e agora o que me aconselha?………..saudades mil de vc ……beijos em toda a família e bicadinhas millllllll!!!

  185. Oi Andrea!
    Faz tempo mesmo.

    Minha Livi é assim, taradinha! hehe Mas é hormonio e fase. Não deve se preocupar com isso.
    Se ela é brava por natureza, acho difícil se apegar muito mais que isso. E se você der um macho para ela, vai piorar.
    Apesar de ser uma situação difícil, talvez fosse hora de comprar um machinho para ela não se sentir tão sozinha. =/ Eu sei que a gente se sente substituindo nosso pequeno que se foi, mas pense por outro lado. Pense que está dando uma nova companhia para ela que deve estar se sentindo sozinha até agora.

    Pensa direitinho.
    Beijo grande!

  186. paulo said,

    merda

  187. Lili said,

    Oi Nathy
    comprei 2 periquitos australianos, e um deles eu ja sei que é femea o o outro ainda ao sei, mas eles brigam de mais…. um deles tem muito ciumes dos brinquedos e também eles sao muito assustados quando eles saem da gaiola, mesmo com a asa cortada eles tentam voar e acabam se machucando fico com dó mas gostaria de q eles ficassem um pouco fora da gaiola, será que deixo a gaiola aberta ate acostumarem a ficar fora dela?
    bjo

  188. Oi Lili!

    Se eles brigam muito seria bom você avaliar se há necessidade de separá-los de gaiola.
    Brigas bobas onde ninguém sai machucado, ambos estão se alimentando corretamente, não precisa separar. É questão de tempo para as brigas diminuirem.

    Quanto ao medo deles, dê uma lida nesse post. http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/
    Beijo grande!

  189. Paulo Vitor said,

    Me ajude,quero muito mais muito um Agaporni,quero desde 2010,não sei aonde comprar tenho apenas 11 anos mas cuido muito bem,ja tive um viveiro só de periquitos com 61 periquitos,agora só tem 43,se pode me ajudar por favor me diz aonde comprar aqui pelo Rio de Janeiro/BR

  190. Oi Paulo Vitor!
    Não sei te dizer onde vende no Rio de Janeiro. Coloca esse comentário no face do blog para ver se os leitores do rio podem te ajudar.
    Beijo grande

  191. gleice said,

    ola tenho um casal de calopsita ela acasalam, mais quando coloque o ninho a fêmea ficou muito agressiva como macho e que bater nele, o que devo fazer?

  192. Rodrigo said,

    Oi Nathy, tenho um casal de agapornis pelo menos acho que é um casal, tenho duvida pq ja foram 8 ovos e nada, é normal ela colocar o ovo fora do ninho pois sempre acontece e eu coloco no ninho porem vejo q ela rejeita, ela acabou de colocar um ovo denovo na parte de baixo da gaiola nao vou mexer dei para ela papel e parece q esta cuidando mas a gaiola fica suja como agir pois quero muito um filhote posso mexer limpar depois de quanto tempo desde ja agradeço sua atençao.

  193. Oi Gleice!

    Seria bom remover o ninho ou separar o casal.
    Beijo grande

  194. Oi Rodrigo!
    8 ovos é demais. Seria legal fazer um exame de DNA para saber o sexo dos seus bichinhos. Pode ser duas fêmeas ou um casal.
    Se eles não botam no ninho, tente colocar o ninho no chão para ver se eles se interessam para entrar.

    Entre no site http://www.scbiotec.com.br/aves e veja como deve proceder para fazer o exame de DNA.

    Beijo grande

  195. Roberto said,

    Oi,eu tenho dois agapornis o mais velho é um personata,e o outro é um roseicollis que eu comprei semana passada,mas eles nao se dao bem o roseicollis empurra o personata da casinha, o que eu faço?

  196. Oi Roberto!

    Quando a gente compra uma ave nova, não podemos juntar em menos de 1 mês na mesma gaiola.
    Separe-os e deixe gaiola lado a lado para que eles se acostumem aos poucos um com o outro.

    Beijo grande

  197. Gabriella Troyan said,

    Oi nathy Eu tenho uma calopsita ela nunca foi amançada pois estava junto de seu irmão,só que ela ainda tem as assas pequenas e mesmo assim ela tenta voar e ela se machucou oque eu faço para cicatrizar o machucado (é embaixo da asa esquerda) Bjoss…

  198. priscila said,

    E Ola,eu queria muito saber se uando o filhotinho nasce,e a mae nao esta la com ele e sim eu,uando ele nascer devo da comida a ele na horaaa!!!!!!!!

  199. Lais Maria said,

    Noosa ammeei o seu carinnho por aveees !! Vcs me fezz euu ve o lado deles taambeem!! :)) Obdgg contine posttando coisaas assim ainda ssou noovva niso ;)

  200. Oi Gabriella!

    O ideal é levar para o veterinário analisar o ferimento.
    Se for de São Paulo, leve onde eu trabalho, http://www.wildvet.com.br.
    Beijo grande

  201. Oi Priscila!

    Você só pode retirar o filhote do ninho com mais de 21 dias de vida.
    Mas mesmo assim é um processo delicado que pode causar a morte do filhote quando a pessoa não tem experiência.

    Dê uma olhada nos últimos posts sobre os primeiros cuidados e veja se está disposta a cuidar do filhote na papa.
    Beijo grande

  202. Oi Lais Maria!
    =) Muito obrigada pelo carinho.
    Beijo grande

  203. Olá Nathy td o que postou ajudou, mas vou ganhar um Agapone e quero cortar o bico da asinha dele, eu devo levar para um especialista cortar, ou peço para alguém que entende de passaros da minha familia cortar ? pf me ajude bjs…

  204. jessica rodrigues da silva said,

    Nathy é seu nome? Oi eu so jessica uma criança de 10 anos.amo animais ja tive 2 calopsitas uma albina e outra canela com os seus vidios de AGAPONIS to pensando em te uma da rasa igual a Mia tão bunitinha na verdade as minhas duas calopsitas morreram de fome e da menha amiga tambem, QUE DO NÈ PESSOAL morreu de fome elas eram bebezinho as duas eram femias. Eu to tava pensandp em comprar uma calopsita mais talveis eu vo te uma AGAPONIS bom nathy te animais como vc ja falou num vidio precisa te muita dedicação mas fale a pena a gaiola é cara a nossa que eu comprei para a rómelia que era a minha segunda calopsita foi 65 R$, não foi mas caro porque a gaiola tava torta um dos ferrinhos dela os pótinho a ração os brinquedos eu fiz com bolinhas e ferro ele amo os puleiros como o meu pai trabalha em obras a gente até ia fazer aqueles parquinho. Eu amei os seus vidios e não deve se fasio segura os seu passarios o thabi o hudi a mia e a livi bom não sei se é assim que se escreve os nomes dos seu passaros desculpe se eu escrevi alguma coisa errada, eu devia te escrevido um monte de coisas erradas mas tomara que voce entendeu Nathy beijos bem beijos bem grande thau

  205. jessica rodrigues da silva said,

    Nathy aqui onde eu moro em Santa Catarina aqui na cidade de palhoça não tem veterinario para passaros vc sabe onde que tem veterinarios de aves a qui em palhoça ou perto de palhoça?

  206. leide said,

    oi bom dia tenho um canario da terra e hoje ele amanheceu muito quietinho não sei o que fazer, esta em baixo na gaiola deixa até a gente pegar nele o que era dificil ele gostava muito de brinca mais hoje estou triste me ajude o que ele pode ter aqui esta muito frio.

  207. Oii Nathy, Ganhei uma Calopsita hoje, quero saber se elas podem comer Giló, maçã, etc.

  208. Rute said,

    Amei a suas dicas, eu ja tenho um passarinho que considero como filho… Obg mesmo quero tratar ele da melhor forma possivel e suas palavras me ajudaram muito, muito mesmo! Bjos :* eu e meu filho agradecemos *–*

  209. Oi Rute!

    Fico feliz em saber que te ajudei =)
    Beijo grande e boa sorte com seu bebe.

  210. Oi Nalbert!

    Pode sim.
    Beijo grande

  211. Oi Iago!

    Sempre bom pedir a um especialista. É mais seguro.
    Beijo grande

  212. Cristofer said,

    Oi..
    Queria saber se da para ensinar um passarinho de alpiste a não voar
    Obriado..

  213. ana clara said,

    Oi Nathy, seu blog me ajudou muito,ganhei um agaporni a pouco tempo ele ainda é filhote não toma banho e parece ter umpouco de medo de água ,o que eu faço? espero que possa me ajudar

  214. Edilene said,

    oi NATHY,tudo bem,aqui tenho uma calopsita e parece q ela é femea ela tem 4 meses e descobri q ela é femea poq minha cunhada ganhou um macho e sempre q eu vou na casa dele levo a minha e coloco na gaiola do macho e eles ficam namorando,mas hoje percebi q a cloaca dela esta escura (preta) isso é normal ?posso continuar fazendo isso? por favor me ajude….meu imail é edileneduarte.j@hotmail.com aguardo sua resposta….

  215. Annie said,

    Ola Nathy, venho acompanhando seus videos e dicas aqui no blog. Recentemente eu adquiri um agapornis, na verdade essa historia começou quando um sibiti caiu aqui em casa, cuidei muito dele, ate ele se recuperar! e quando iria fazer 2 meses já de cuidados e ele já costumado comigo… ele fez as malas e se foi! A partir daí queria um companheiro de penas para fazer companhia. Fui atras de calopsitas, e ví varias!!! quando tomei a coragem de comprar uma… ví “drica” na gaiola sozinha. Perguntei para o rapaz da pet e ele me disse que ela não era nova, mas que era mais calma que as calopsitas… e isso só ajudou a tomar de decisão.
    Drica veio para casa e vive solta, compramos uma gaiola pra tentar fazer uma rotina. Mas ela ainda é muito brava! rs* não quer amizade de jeito algum!!! Será que um amiguinho ajudaria ela a ser mais simpática?

  216. Oi Jessica!
    Agapornis sao mais resistentes que calopsitas… Ficam menos doentes.
    Pense direitinho se voce tem tempo e dedicacao para isso.

    A gaiola tem que ter o tamanho do agapornis de asa aberta x2!
    Beijo grande e boa sorte. =)

  217. Oi Jessica!
    Eu nao conheco nenhum veterinario de aves na sua regiao para indicar.
    Beijo grande

  218. Oi Leide!
    Ele pode estar doente. Procure um veterinario rapido.
    Se for de SP, http://www.wildvet.com.br

    Beijo grande

  219. Oi Cristofer!
    Ensinar nao da… O que da para fazer eh cortar as penas de voo para que ele nao voe mais.
    Beijo grande

  220. Oi Ana Clara!
    Muitos tem medo de tomar o primeiro banho ou simplesmente nao sabem como devem fazer.
    Um jeito de estimular eh fazer uma chuvinha com borrifador de agua.

    Da uma olhada nesse post http://passarodoamor.wordpress.com/2011/10/24/banho-parte-ii/

    Beijo grande

  221. Oi Edilene!
    Escura tipo suja de fezes? Se sim, leve-a a um veterinario o mais rapido possivel, pois ela pode estar com diarreia.
    Preste atencao nas fezes. Deve ser consistente, ter uma pequena parte branca liquida e o liquido translucido.

    Caso esteja tudo uma coisa so mole, va ao veterinario.
    Se voce for de Sao Paulo, va na http://www.wildvet.com.br.

    Ate la, evite contato dela com outras aves.

    Beijo grande e boa sorte.

  222. Oi Annie!
    Um amiguinho so pioraria a situacao.

    Quanto menos agapornis por perto, mais facil de tentar interagir com voce. A primeira coisa seria o corte de asas.
    O voo da liberdade para ela e liberdade e aprendizado nao andam juntos.

    Quanto mais ela depender de voce, mais rapido ficara mansa.
    Leia este post http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/
    Este… http://passarodoamor.wordpress.com/2011/12/12/um-ou-dois/

    Beijo grande e boa sorte.

  223. Nathk,
    Vc tem me ajudado muito, adoro seu jeito de criar seus agapornis, eu tenho 3 adultos e 5 filhotes. O ninho estava muito sujo, eu tirei os filhotes e raspei a caixinha, coloquei papel picado e aMãe não quer entrar no ninho limpo, estou desesperada pois trabalho e não posso passar o dia cuidando deles. Que faço????

    Maysa

  224. Oi Maysa!

    Quando não conhecemos a fêmea muito bem, é melhor não mexer no ninho para ela não abandonar.
    Eu não sei como te ajudar nisso. O macho ainda entra? Se sim, ele pode estar alimentando os filhotes. Se não, seria bom estimular a entrada dela. Coloca mais papel no chão da gaiola e veja se ela pica e leva ao ninho novamente.

    Beijo grande

  225. Dim said,

    olá Maysa, percebi sua preocupação e como sou inesperiente na criação dos pequenos vamos juntar forças para tentar te ajudar. 1º essa é a primeira ninhada de sua pequena? 2º desses 3 quantos macho e fêmeas? 3º quando vc fez a limpeza do ninho vc colocou no mesmo lugar com os mesmo materiais?
    olha tenho 3 também que são 2 macho e uma fêmea, depois da 3 ninhada que realmente vingou 3 pequeninos e os pais foram bem atenciosos. ah! quanto tempo tem seus filhotes? o interessante é deixar que os pequenos permaneçam intocados por pelo menos 20 dias ficando só na observação visual dependendo das respostas anteriores das perguntas que fiz. espero ter ajudado e se precisar de alguma coisa pode contar comigo! bjus

  226. meu periquito e muito bravo comigo oque eu faço me ajuda e add no face thaissa marques

  227. Oi Thaissa!
    Nunca tive periquito. Mas acredito que este post possa te ajudar.
    http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/

    Beijo grande! E boa sorte.

  228. Ola Nathy, gostei do texto e tomei a liberdade de publicar em meu Fórum, http://www.universodoscanarios.forumeiros.com claro dando os créditos do texto a você….Abraço.

  229. Oi Fábio!
    Fico agradecida.
    Beijo grande

  230. essas dicas que voce deu foi muito boa para o minha livi obrigada =D

  231. Shiro Yagami said,

    Poxa… ontem a noite eu escutei um barulho… e sai no quintal de casa para ver o que era, poxa era um pequeno pássaro que caiu do ninho, o ninho dele era no telhado de casa, e ele acabou caindo, e eu ajudei ele estou com ele aqui em casa.
    Ele aparenta estar bem, e calmo… é realmente pequeno, deve ter apenas alguns dias que ele nasceu… preciso alimenta-lo, porém não sei o que fazer… e eu gostaria de acompanhar o crescimento dele, porém eu não sei, se meus pais deixariam eu ficar com ele, nem que fosse por algum tempo… mas eu gostaria de falar a eles, alguma idéia?
    Abraço.

  232. Olá Nathy! Parabéns pelo seu site. Já apendi muita coisa nele. Muito Obrigado. Mas estou com uma dúvida, será que você poderia me ajudar?
    Eu comprei um casal de agaponis faz uma semana, eles têm mais ou menos três meses e foram alimentados na mão. Gosto muito deles.
    Todos os dias os pego na gaiola (Eles não vem ate mim, eu que os pego). E os deixo na mão por mais de uma hora e eles chegam a dormir, mas não interagem muito conosco. Quando eles acordam, fogem para um cantinho e ficam lá paradinhos. Não estou vendo uma grande evolução na minha relação com eles.
    Será que essa rotina de pega-los na gaiola está fazendo mal?
    Desde já agradeço a sua atenção.
    Rudá

  233. oi Nathy, fico muito impressionado com seu jeito de cuidar dos bichinhos lindos que vc tem. eu tou aqui com 1 problema, ganhei hoje pela primeira vez um agapone, ele já é adulto e está habituado a uma gaiola muito mas mesmo muito ampla, agora minha gaiola nao é assim tao ampla, mas nao é esse o problema, o problema é que ele está muito bravo já bicou minha mãe umas 5 vezes e bem a valer, nao consigo sequer pegar para cortar asa, está mesmo muito bravo, o que vc me aconcelha a fazer para reverter esta situaçao?
    eu queria poder brincar com ele em minha mão, queria poder dar carinho para ele mais dessa maneira é impossivel, me ajuda por favor.

  234. Oi Nathy,
    Meu nome é Maura, moro em São Paulo e sou nova no por aqui.
    Tenho lido bastante seu blog e adoro suas dicas. É notável como você é amorosa com seus pequenos e como se dedica a eles.
    Gostaria de contar contar o que me trouxe ao seu blog.

    Tudo começou pouco tempo atrás quando caiu no meu quintal um pequeno Brotogeris tirica, também conhecido como periquito rico ou periquito verde, uma ave bastante abundante no Brasil.

    A ave parecia ser ainda bastante jovem e estava exausta. Eu a peguei do chão e coloquei à sombra, ofereci frutas e água. Para minha surpresa, a pequena não tentou voar, nem me bicou, muito pelo contrário, ficou muito à vontade na minha mão e comeu as frutas calmamente sem se debater nem piar.

    Ela estava tão cansada que, após comer, dormiu no vaso de planta em que eu a havia colocado para descansar, aliás, dormiu com o biquinho encostado na terra. Fiquei com dó e procurei providenciar mais conforto para ela, então, improvisei um poleiro, e deixei à sombra perto das plantas para que ela se sentisse abrigada, mas, ao mesmo tempo, livre para voar quando quisesse.

    O bichinho foi ficando e não demonstrou medo da minha presença em nenhum momento. Os dias foram passando e, aos poucos, acabei comprando a mistura de sementes para psitacídeos, comedouros, etc. Ela dormia na minha mão e só queria saber de colo e de passear no meu ombro. Ela não estranhava as visitas e se eu a chamasse, ela vinha para mim. Quando eu ia de um cômodo para o outro, ela vinha atrás de mim e pousava no meu braço ou no meu ombro.

    Comprei brinquedos, mas ela ainda era meio desajeitada e caía deles, muitas vezes caía no chão mesmo. Apesar de não ter as asas cortadas, ela ainda não voava muito bem, talvez por ser um filhote recém emplumado.

    Aos poucos ela foi ficando mais forte e foi aprendendo a voar até que um dia ela se foi, olhou para o céu e voou.

    Nem preciso dizer que sinto MUITA falta do bichinho que me fez tanta companhia e que me surpreendeu pela docilidade.
    Como ela era uma ave silvestre, eu sabia que não poderia mantê-la em cativeiro, mas quando ela voou e foi embora eu fiquei arrasada. Nunca tinha tido uma experiência tão legal com um passarinho que simplesmente apareceu no meu quintal. O tempo que ela ficou comigo foi inesquecível.

    Esse pequeno bichinho despertou em mim um grande interesse e amor às aves. Por esse motivo, tenho pesquisado muito sobre psitacídeos que podem se tornar dóceis com o convívio.

    Agora estou pesquisando criadores de Agapornis. Soube que o La Torre não trabalha mais com estes pequenos, então, gostaria de saber se você tem algum criador para indicar.

    Parabéns pelo seu blog e obrigada pelas dicas.
    Um forte abraço e muitas bicadinhas :-D
    Maura

  235. Oi Nathy,
    Adoro seu blog e suas dicas. Tentei publicar aqui minha história, como cheguei ao blog e a pergunta sobre os criadores, mas não aparece, acho que eu posso ter feito algo errado :-(
    Gostaria de uma indicação de criadores em São Paulo, pois soube que o La Torre não trabalha mais com agapornis.
    Obrigada e um abraço,
    Maura

  236. eu ganhei um mas ele esta se assustando otempo todo a minha mãe vai devolver de volta e eu estou muito triste.

  237. nathy comprei 1 casal de periquitos mas eles não na minha mão eles tem medo de mim

  238. De nada Vilma!
    Beijo grande

  239. Oi Shiro!

    Alguma novidade? Demorei para ver os comentários.
    Me mande notícias.
    Beijo grande

  240. Pássaros da fauna silvestre devem viver em seu habitat natural e não presos em gaiolas!!! Eles não são pets e por mais que você ache que esta cuidando bem dele não está!! Além do mais é crime ambiental!!! Muito bonitinhas suas palavras ,mas você realmente acha que o pássaro esta feliz vivendo em uma gaiola?? Animais ficam depressivos e estressados , alguns até se suicidam…isso mesmo se suicidam!!! E pássaros também estão na lista.Pense nisso,e mesmo que você tenha autorização do IBAMA,não é nada bonitinho manter um animal SILVESTRE PRESO PARA O RESTO DA VIDA!!!
    Podem me chamar de chata,SOU BIÓLOGA e sei o que estou falando.Sou contra animais silvestres em cativeiro e muito menos em gaiolinhas,aliás eu trabalho para reintroduzir na natureza esses animais que muitos adoram criar “enjaulados” !!

  241. oiii Nathy,sabias palavras em menina. mais aki me tira uma duvida boba rsrs.Comprei um casal de periquitos que o comerciante diz que aindao sao filhotes,ae eu queria saber de vc se vc tem idéia de quanto tempo leva pra um filhote de periquitos vira Adultos.Obs:É a minha primeira vez com periquitos rsrsr.bjao estarei aguardando a minha resposta!

  242. Oi Oi, sou Gabriela, Boom eu tenho dois passarinhos, um é Coleirinha e o outro é um Canario, hj dia 11.01.2014 apareceu um gatinho no quintal da minha casa, minha mãe Vania deixo ele entrar dentro de casa, e ele foi logo atacando o meu passarinho ( A Coleirinha ) e ela tem uma asa quebrada, e eu tenho todo cuidado com ele, graças a Deus, minha mãe tirou ele de dentro de casa, Boom a minha coleirinha esta muito aguniada, o que faço para acalma – lo um pouco mais?? ( e o gatinho continua no quintal, e o eu faço? EU AMO OS ANIMAIS, mas tenho que concordar com o meu pai, ter um gato não é nada facil, principalmente tendo passarinhos dentro de casa ) Pooor Favoor, me da uma dica? :p…

  243. oi Naty em que site eu acho agapornis a venda.

  244. oi Naty eu gosto muito de seus videos eu crio uma agapornis fêmea linda sera que tem problema em eu botar outro agapornis com ela ela e mansinha e ama carinho..

  245. David Victor said,

    oi nathy

    eu tenho um casal de periquitos eu mais eles ficam com medo de mim
    oque eu faço para eles se acustumarem comigo?

  246. oi bom dia sou o Emerson, tive 2 experiencias não muito boas com calopsitas, desisti de criá-las, pois elas não passam de 2 semanas e morrem, vou tentar criar os agapornis, você poderia me indicar algum criador, vi um vídeo que você postou do criador la torre mais não tem site nem endereço,

  247. Oi Emerson!
    Calopsita tem muito problema de doenças que já vem dos próprios criadouros. Agapornis está mais difícil de encontrar. O la torre fechou mesmo.
    Não sei o motivo exato.

    No momento não tenho nenhum de confiança para indicar.
    Beijo grande

  248. Oi David,

    Dá uma lida neste post aqui http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/
    Beijo grande

  249. Oi João Vitor!

    Dá uma lida nesse post aqui http://passarodoamor.wordpress.com/2011/10/07/cuidados-com-trazer-um-novo-integrante/
    Beijo grande e boa sorte.

  250. Oi José Vitor,

    (Acho que escrevi seu nome errado na outra resposta, desculpa!)
    Eu não tenho nenhum site para indicar a venda de agapornis.
    Beijo grande

  251. Oi Maria!

    Para acalmá-la seria bom deixá-la num cômodo mais calmo e reservado.
    Quanto ao gato, ele é de vocês? Se não, veja com a vizinhança de quem pode ser e peça para que deixe-o longe de sua casa por causa das suas aves.
    Beijo grande

  252. Oi Mateus!
    Eles viram adultos com cerca de 1 ano de idade. Já são adultos e podem procriar.
    Beijo grande!

  253. Oi Andreia,

    Eu aceito sua opinião, mas acho que você está no lugar errado.
    Os agapornis são criados no Brasil como pet e não tem como devolvê-los a natureza de forma alguma, pois não sobreviveriam.
    Você veio até meu blgo só para dizer isso? Eu sou contra tirar uma ave da natureza que já está acostumada para viver em gaiolas. Mas uma ave criada em cativeiro, não tem vida melhor do que na casa de alguém que dá amor, carinho, atenção, boa comida, um lugar seguro para viver. Isso é muito melhor que viver nas gaiolas pequenas e sujas de muitos criadouros.

    Já que você é bióloga, vá fazer algo mais construtivo do seus estudos, pois eu sinceramente não tenho outra opção para meus agapornis a não ser continuar cuidando deles da forma que venho fazendo. Eles não tem como ir para a África e ser reintegrados a natureza ou serem soltos no Brasil!

    Se você acha isso de aves, deveria achar o mesmo de cães, gatos, porquinhos da índia, coelhos, lagartos, tartarugas e por ai vai. Porque a princípio, nenhum desses animais foram criados para ser pets.

  254. Oi Gabriel,

    Dá uma lida nesse post. http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/
    Beijo grande

  255. Oi Monique,

    O ideal é esperar que ele se acostume com a casa nova. É muita mudança para ele. Não é um objeto que pode ser devolvido…
    Beijo grande

  256. Pedro Afonso said,

    oi Nathy
    como ensinar o meu passaro subindo para meu dedo

  257. Nathy, Finalmente trouxe o meu primeiro agapornis pra casa, ele é lindo e se chama Anakin. Sempre que eu vou tira-lo da gaiola ele fica assustado (não vem na minha mão), depois que sai vira um amor de passarinho. Mas fico com pena na hora de tirar ele pois tenho que segura-lo e ele não gosta. O que posso fazer pra tornar o processo de saída da gaiola mais tranquilo??
    Obrigada!

  258. lucas nandyo said,

    onde vc compro seu primeiro agapornis

  259. olá tenho duas agapornis femeas comprei dos machos mas uma das femeas briga com os machos e as femeas naum se separam naum estao nem ae para os machos sera qué é pq sao os primeiros dias juntos?oque devo fazer?

  260. Oii Nathy tudo bem e que meus agapornis vão choca pela sexta vez e toda as vezes eles botão cinco ovos só que todos os ovos goram e não sai nada vc tem algum conselho pra mim da pfff ja não sei mais oque fazer ja dei ate vitamina para eles mais não adianta

  261. Oi Pedro!
    Tem que ver se tem algum deles que seja infértil.
    Ou se são realmente um casal. Vitaminas e outros medicamentos, só com prescrição de um veterinário.

    Beijo grande

  262. Oi Tamires!

    É normal no começo, pois elas provavelmente vieram do mesmo lugar e foram criadas juntas desde pequenas.
    Tenha paciencia.

    Beijo grande

  263. cara legal eu tenho um piriquito verde que eu achei em cima da laje ele muito manso depois de um ano eu comprei um passoro parecido com esse seu voce sabe se os dois podem virar um casal

  264. Luan Roger said,

    Oi rs
    Tenho um Periquito Australiano , Ele tem um Pouco de Confiança em mim mas sempre quando eu vou dar comida na Mão para ele Ele não vem . Eu faço isso para ele Confiar em mim , Me ajuda para ele confiar mais em Mim. :D

  265. Olaa!
    Gostei muito do que li aqui sobre agapornis!
    Tenho um casal que a minha prima me deu a 1 ano, já por duas vezes que meteram ovinhos, mas nunca chegaram a nascer! Quando a femea deixou os ovos, abri um deles e tinha um bebe completamente desenvolvido mas já sem vida! :( Agora já têm lá outros 4 ovinhos, espero que desta vez nascam para eu poder fazer o mesmo que a senhora! Adorava criar assim tambem! :)

    Obrigada

  266. Ola!! Mt boa suas dicas!!Eu tenho um Agapornis desde ontem, e ele tem as asas cortadas, mas ai quando tento pega-lo, ele pula para não sair!!Fico chateado com isso e queria saber de como ganhar a confiança dele!!!

  267. Oi Julio!

    Como ainda é algo recente, leva tempo para ele não se assustar com você.
    Dê uma lida nesse post. http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/

    Beijo grande

  268. gmsm21 said,

    olá, ganhei um igual ao teu e ele já está com 2 meses e não sei como introduzir novas comidas e nem quais eu posso começar, aprendi que tem a ração, a farinhada, as sementes e as frutas, mas como ensinar ele a comer e qual delas começar. até agora ele só como papa.
    outra duvida é como ensinar ele a tomar banho, sou eu que dou, ou ele que aprende por si só? e se for eu como eu dou. vi seus videos muitos mas ainda estou com duvidas nessas duas partes. se poder responder, obrigada desde já, pela atenção.
    shalom!

  269. Olá!

    Comprei duas calopsitas ontem. Elas devem ter 5 ou 6 meses.
    Tentei pegar uma delas e levei uma bicada, saiu até sangue! rsrsr
    Eles só ficam dentro da gaiola, eu deixei a gaiola aberta. É normal esse tipo de comportamento? Será que eles vão se acostumar comigo?

    Desde já agradeço.

    Mayara Caldeira.

  270. Oi!

    Bom, se ele come só papa ainda, é legal já oferecer a ração extrusada. Eu dou preferencia para a marca Nutropica.
    Pode colocar hoje mesmo na gaiola ou no ambiente que ele fica.
    Mesma coisa com frutas, legumes e farinhada. Eu só não indico que ofereça a semente, pois é muito gordurosa. Ele vai querer comer só semente.

    O banho eles aprendem sozinhos. Você pode estimular com um borrifador de água, mas ele fará o trabalho todo sozinho.
    Não tem idade certa para isso.

    Beijo grande

  271. Oi Mayara!

    Se comprou calopsitas já com essa idade e não foram criadas na papa, normal que sejam agressivas.
    Somente filhotes novinhos e criados na papinha ficam mansos.

    Caso queira tentar amansá-las: http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/
    Beijo grande

  272. Bom dia! À 4 meses comprei um casal de agapornis. Uma paixão os 2, princeso e princesa. kkkk. Eles são muito juntos, mas ela não fez ninho e nem botou ovos ainda. Como fazer para estimular? Na giola deles tem a caixinha para fazer ninho, eles entram muito, ja coloquei papel para eles picar mas nada. Gostaria muito de ve-los com um passarinho novo.Você pode me ajudar. Meu nome é Daniel Cherubini, sou de Sorriso, Mato Grosso.

  273. Oi Daniel!

    Tem que ver se eles já tem idade para procriar.
    Espere mais um pouco. Aqui em casa os casais completaram 1 ano de idade ou mais para começar a botar.
    Só dá para estimular com ninho mesmo.
    Beijo grande!

  274. fui comprar um agapornis e na gaiola onde estavam os 3 na casa do agricultor, 1 deles havia brigado muito com os outros 2, chegou a ferir arracando algumas penugens das costas dos 2, isso será um problema se eu comprar um desses, já que estão com agitados ( amedrontados) na gaiola? quero pegar um filhote

    email e skype: cdumonte@live.com

    me adiciona ai se puder, quero trocar mais informações

  275. Oi Dumonte!

    Eu aconselho que procure um criadouro de agapornis mansos que são criados na papa.
    Esses de loja que já brigam e tal, dificilmente serão mansos e você pode se frustrar.

    Pensa direitinho, pesquisa mais lugares para comprar. Visite todos que tem interesse antes de comprá-lo.
    Beijo grande

  276. recalhelha said,

    Olá Nathy, tudo bem?
    Meu nome é Renata e semana passada, eu e meu namorado, encontramos um Agapornis perdido em casa, perguntamos para todos os vizinhos e não achamos o dono. Cuidamos dele, compramos uma gaiola e comida, papinha e etc..
    Enfim, ainda estamos tentando nos adaptar e criar uma rotina com ele, ele adora ficar no ombro e com paninhos rs.. Mais ainda não tem total confiança na gente..
    Este final de semana vamos viajar e não sabemos o que fazer! Não sabemos como eles se comportam em viagens de carro.. Se é melhor deixarmos ele em casa com comida e agua suficiente e etc.. O que vc recomenda?

    Um beijo e parabéns para o seu blog!

  277. Oi Renata!

    Se a viagem tiver no máximo 2 horas, pode levar. Mais que isso seria legal pedir para alguém cuidar dele.
    Só deixar água e comida não é legal. É bom que alguém o veja pelo menos uma vez por dia.

    Beijo grande


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 9.454 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: