Cuidados Básicos

Veterinário: Após adquirir um agapornis, consulte um veterinário para fazer um check-up na ave e fazer uma consulta de orientação. Nunca automedique seu agapornis ou qualquer outra ave! Eles são sensíveis e podemos perder a ave.
Sempre observe se a ave está sem apetite, com muito sono, não está cantando (ou gritando, no caso dos agapornis), espirros excessivos, coriza ou penas sujas, sua ave pode estar doente! E pode estar relacionada com a higiene.
Eu indico: http://www.wildvet.com.br

Limpeza e Higiene: O papel da gaiola não deve estar ao alcance da ave, assim eles não conseguem picar o papel sujo ou ter contato com as fezes.
Esse papel deve ser trocado todos os dias para evitar doenças. Os puleiros e brinquedos devem ser lavados com água e sabão neutro toda semana! Crie uma rotina, eu troco os papéis todos os dias de manhã, pois é meu horário mais livre e lavo as gaiolas todo domingo de manhã! Dá certo =) e vale a pena se for pela saúde do seu bichinho!
Obs. Se seu passarinho alcança o papel, não use jornais ou papeis coloridos, como os de revistas. Se não alcançar, use qualquer papel que tenha disponível.

Alimentação: Existem várias marcas de rações específicas para Agapornis, eu tenho preferência pela marca Nutrópica. Sempre coloque uma porção de comida para o dia! Nunca para vários dias, além de ser mais saudável, podemos controlar a quantidade que a ave come e não temos desperdícios.

A farinhada de ovos é um complemento para a alimentação da sua ave, principalmente quando estão mudando de penas ou ficaram doentes recentemente.

Nutropica_Agapornis_Calopsita

Não podemos alimentar as aves com sementes, principalmente semente de girassol, pois 60% da semente é composta de gordura. Isso pode afetar o fígado das aves com o tempo.

Frutas e legumes devem estar presentes na dieta da ave. Os agapornis tendem a gostar bastante de milho. Pimenta vermelha faz bem para eles, por causa do betacaroteno. Sempre ofereça alimentos frescos na parte da manhã e retire no início da tarde, assim não tem risco do alimento estragar ou atrair insetos.

Obs. A única fruta que não podemos dar para nossas aves é o Abacate. E mais, nem tudo que comemos pode ser dado para as aves, nunca ofereça chocolate, café, leite, bolacha, pão, etc. A dieta de ração, farinhada, frutas e legumes já é mais do que completa. Evite comer perto do seu bichinho, eles gostam de imitar tudo que fazemos. Evite problemas futuros.

A água deve ser sempre filtrada e deve ser trocada de uma a duas vezes ao dia. Lembrando sempre de lavar o pote de água a cada troca.

Banho: Somente ÁGUA! Nada de sabão, shampoos, perfumes, nada! A ave produz um pó para as penas que impermeabiliza a pena, evitando que contraiam doenças e deixa as penas sedosas e macias. O uso de qualquer produto químico pode acabar com esse pó.

Tome cuidado com os banhos excessivos, principalmente no verão. O indicado é que eles tomem banho até 3 vezes por semana e sempre no período da manhã.

Só seque sua ave se estiver frio, utilize o secador de cabelo na velocidade e temperatura mínima, para não assustar ou queimar sua ave.

Unhas, Penas e Bico: Não há necessidade de comprar puleiros com lixas ou muito ásperos por causa da unha deles. Se sentir que a unha está muito grande, leve ao veterinário, ele pode dar uma leve lixada. Se tentar cortar sozinho, tome muito cuidado, se cortar demais, pode romper o vaso sanguíneo e sangrar bastante. Se isso acontecer, você vai precisar levá-lo ao veterinário de qualquer forma.

As penas primárias das asas podem ser cortadas para evitar que sua ave saia voando por ai, mas se for uma pessoa cuidadosa, mantiver as janelas sempre fechadas antes de brincar com sua ave, deixe as penas sem corte. Isso evita que a ave tente voar e acabe se machucando. Caso opte por cortar, leve ao veterinário! Ele sabe a melhor forma de cortar para deixar sua ave com equilíbrio. Desse jeito, evitamos acidentes.

Sempre vejo vendendo por ai pedras para a ave bicar, dizem que evita o crescimento do bico. Mentira! Não há necessidade alguma disso tudo. Se observar que o bico da sua ave está crescendo, isso é sinal de doença. Consulte um veterinário. Pedra de cálcio pode fazer mal para o rin da ave, caso ela coma ração extrusava. Excesso de cálcio pode dar problema renal.

197 Comentários »

  1. simone Bardini said,

    Nossa….adorei tuas dicas!!! Comprei um agaporni para presentear meu pai e entreguei nesse sabado passado. Não obtive sucesso na minha idéia…ele adora canario e pensei em dar um passaro com quem ele pudesse interagir….e ele nem deu chance pra “maninha” e não quis ela pois falou que ela grita muito..resultado…eu peguei ela pra mim pois acho ela um agracinha. Tenho uma Lhasa Apso e acho que será uma família muito feliz!!! Adorei tuas dicas, já descobri uma vet aqui de Porto Alegre especializada na raça e estou marcando consulta com ela pra pedir uma orientação pois não entendo absolutamente nada sobre eles. Comprei ela de um criador q prepara com papinha pra deixar eles mansinhos, o unico problema é q morro de medo dela e das bicadas e ainda não peguei ela na mão pois tenho medo de ela me bicar e eu acabar machucando ela por me assustar. Estou dando papinha pra ela 2x ao dia…a cena é muito fofa!!! Mas se eu não começar com o contato de pega-la na mão ela vai acabar ficando arisca. Coloquei teu blog na lista de favoritos….irei acompanhar tuas dicas pois achei tuas informações bem interessantes!!! bj grande….muito fofos teus bichinhos e parabéns pelo blog!!!

  2. simone Bardini said,

    A propósito…onde estão teus vídeos no youtube q vi alguns leitores comentando?!?!

  3. nathytakaoka said,

    Oi Simone!
    Fiquei muito feliz com seus comentários! Adorei mesmo. Como você deve perceber, não sou criadora nem veterinária, faço tudo por pura paixão por esses pequenos! =)
    Quanto a seu pai, espero que você não tenha ficado chateada! Um passarinho diferente como os agapornis é um presente e tanto, mas não são todos que apreciam. Leva um tempo para gostar se ele não está familiarizado. =D Logo logo ele vai se render a sua “Maninha”, no final todos gostam! E o bom é que ela será sua, você será a companheira dela.

    Continue com a alimentação da papinha, isso cria um laço entre vocês. Quantos tempo ela tem? Já está comendo ração? Não dê muita semente, ok? Faça como eu, dou só uma colherzinha de café por dia. No máximo ou não dê! É muita gordura =P
    Ir ao veterinário é uma ótima iniciativa, eu admiro você. Nem todos pensam assim, resolvem criar do jeito que acham certo e muitas vezes erram feio =/ Te apoio 100% nisso! Pois os meus também foram assim, na primeira semana já fui no veterinário com eles.

    Bom, quanto a sua maninha, se ela for realmente fêmea, você terá um pouco mais de trabalho para mantê-la mansa se tiver medo das bicadas. Elas tendem a ser mais territoriais e não gostam muito que coloque a mão na gaiola. Mas elas aprendem, principalmente se cuidar sozinha dela! Dê muita atenção, mas só o que puder! Não passe uma hora por dia na semana e o dia todo no fim de semana. Fique sempre o mesmo tempo. Porque depois do final de semana, quando você ficar menos, ela vai sentir a diferença.

    Não tenha medo das bicadas! Ela sente que você tem medo e isso pode afastá-la de você. Pegue-a com confiança! Você tem que demonstrar com a sua energia somente o afeto e a confiança. Assim ela vai confiar mais em você e você nela! Pode parecer besteira, mas a energia que passamos para eles é muito importante! Sempre pegue-a de bom humor, relaxada, tranquila… Nada de afobação! Isso agita muito eles. =)

    Encontre um período do seu dia para dar atenção. Tente alimentá-la no mesmo horário, nunca coloque muita comida para sobrar. O bom é sempre colocar a comida do dia. Leva um tempo, mas uma hora você vai saber a quantidade certinha que ela come! Se ela já estiver comendo ração, né? =D

    Só por curiosidade, quantos anos você tem? Se quiser não precisa responder ehehe. É que eu fiquei impressionada com sua responsabilidade!
    Se conseguir um dia, grave você dando papinha para ela! Eu gostaria muito de ver!

    Bom amiga, é isso! Vai na fé! Perde o medo das bicadas, doe mas a gente sabe que elas não fazem por maldade! xD Eu mesma ainda levo algumas, mas por elas serem mansas não chega a tirar sangue. Só doe na hora, nem abre ferida!
    Me mande notícias! Se quiser podemos trocar nossas experiencias com nossos pequenos. Eu adoraria isso. Não é sempre que posto aqui, pois trabalho, cuido deles, meu tempo é mais dedicado a eles que ao blog. Mas manterei ele sempre que possível atualizado.

    Beijos Beijos para vocês duas! E que comecem uma grande amizade. s2
    Tome cuidado para sua cachorrinha não machucar a agapornis! Ou o contrário ahaha!
    Segue meu canal no Youtube: http://www.youtube.com/nathyharuna

    Adorei falar com você Simone! Fui

  4. simone Bardini said,

    Muito obrigado pelas respostas…vc é muito gentil!!!
    A Maninha está com 70 dias. Ela está comendo ração sim, inclusive um dos motivos que me fez optar em levá-la ao veterinário foi exatamente o fato de tu teres comentado sobre seres contra sementes, pois o criador que me vendeu falou q eles gostam muito de semente de girassol e q no inverno ele coloca um pouco a mais do que o que vem na ração pronta. Baseada nisso, resolvi marcar uma veterinária, para esclarecer melhor sobre alimentação e tb acho q ela se coça muito….quero saber se é normal ou se tem algum “piolinho” embaixo daquelas penas!!!
    Adorei suas dicas de manter o mesmo tempo de atenção e da energia…acredito completamente nisso!!!
    Quanto a minha idade…tenho 41 anos…por isso tenho q ter responsabilidade mesmo, né?!?!?!?hahahah achou q eu era mais novinha né?!?!?!heheheheh Apesar da idade…tenho medo das bicadas mesmo!!! Mas agora ta tudo resolvido…comprei uma luva e hj peguei a Maninha na mão pela primeira vez…foi muito legal!!! Ela me bicou bastante…eu estava muito nervosa e insegura e ela percebeu isso…com certeza. Mas agora ja sei q as luvas me protegem bem….então daqui pra frente é uma questão de tempo e só alegrias!!!! Mais uma vez muito obrigado pela tua gentileza e pelas dicas!!! Se eu conseguir gravar um vídeo, posto ele pra tu veres nossa “cena papinha”!!! e qualquer novidade da veterinaria te aviso!!! bj e muito obrigado!!

  5. nathytakaoka said,

    Ahh sua Maninha está com a mesma idade de quando peguei os meus. É uma boa idade, mas requer mais atenção para ganhar a confiança deles. =)
    Quanto as semestes, o veterinário dos meus disse para eu não dar. Mas eu acho muito rígido assim.

    Aqui em casa eu tenho aquele jogo de colheres medidoras, pois comprei e acabei não usando na cozinha. Por isso deixei na caixa de comida deles para controlar sempre o que dou.
    Sou cheia de manias e a organização é uma delas hehe.

    Dou para cada ave, uma colher de chá de ração Nutrópica, uma colher de chá de farinhada MegaZoo e 1/4 de colher de chá do mix de sementes da MegaZoo para psitacideos de pequeno porte.
    É uma quantidade razoável, eu não desperdiço e eles ganham um pouco de sementes. O mix da MegaZoo tem poucas sementes de girassol. Não aconselho comprar a da Avitrin. Uma vez eu comprei, vi que tinha muito girassol e tirei tudo fora! Só deu trabalho hehe

    Quanto a coceira, eles se coçam mesmo! E bastante. Mas lógico que achar que é demais, pode ser algum bichinho neles sim.
    Adorei a ideia da luva, é uma ótima saída! Os meus morriam de medo da mão, então eu a escondia na manga de um agasalho e os pegava!

    Ahh xD eu pensava que você era novinha sim. Talvez pelo nome que deu e o jeito de escrever!
    Depois me conte como foi no veterinário! Adoro saber hehe

    Beijos grandes para as duas! =*

  6. simone Bardini said,

    O nome q dei foi em função da minha cachorrinha….eu digo q ela (a Agaporni) é a Maninha da Yasmin (a Lhasa apso), agora só falta um gatinho para completar minha “meta de familia” !!!!
    Adorei teus videos…muito fofos!!! Agora me conta umas coisas…eles ficam presos nas gaiolas a maior parte do tempo? Qual o tamanho da gaiola? Fica um casal em cada gaiola? e qdo tu solta eles pra interagir…é cocõ pra todo lado? Pq tu nebuliza eles? Tu corta as asinhas deles? como é tua rotina com eles? tomam banho de qto em qto tempo? essa porção de ração q tu coloca, eles comem em qto tempo? tu da couve, ovo, frutas ou alguma outra coisa ou só essas rações? interrogatorio, né…hehehe…desculpe..mas são muitas duvidas!!! e minha vet é só na terça!!! bjsss

  7. nathytakaoka said,

    Oi Simone!
    Agora eu entendi o nome da agapornis! Realmente, só falta um gatinho, só toma cuidado para ele não comer sua agapornis! Eu morro de medo que algum gato entre na minha casa e faça a festa hehe

    Bom, vamos as respostas.
    Meus pequenos ficam a maior parte do tempo na gaiola sim. Eu tento pegá-los no mínimo 2 vezes por dia, manhã e noite. São meus horários livres. De manhã os alimento, brinco e duas vezes por semana ofereço banho a eles. Normalmente de quarta e domingo. Podemos oferecer banho no máximo 3 vezes por semana e na parte da manhã.

    Gaiolas:
    O Wood tem a maior gaiola, pois foi a que compramos primeiro.
    Altura: 74 Cm
    Comp.: 54 Cm
    Larg.: 38 Cm
    O Chubby, Livi e Mia tem uma um pouco menor:
    Altura: 60 Cm
    Comp.: 54 Cm
    Larg.: 38 Cm

    Cada um tem sua gaiola, pois quero que eles se acostumem muito bem um com o outro antes de juntar o casal. Pretendo juntá-los em Janeiro/12.
    Eles fazem coco demaaaais! Eu tenho um lençol que coloco onde vou ficar com eles (cama, sofá, cadeiras, etc) porque eles sujam mesmo. E também tenho roupas especificas para pegá-los, camiseta e agasalhos de moletom velhos! =P
    A nebulização eu só faço quando o veterinário pede, no caso deles, fiz quando pegaram muita poeira (pois aprontarem de monte em casa) e acabaram pegando uma gripe.

    Eu nunca cortei as asas deles, tenho medo de machucar e eles acabam ficando “traumatizados”, então levo no veterinário para cortar. Acho mais seguro! Tem gente que fica com só por eu ter mandado cortar as asas deles, mas é assim é mais fácil de manter controle deles e menos riscos de se machucarem ou irem embora.

    Agora vamos a nossa rotina:
    Acordo lá pelas 6:30 – 7:00, troco comida e água (lavo os potinhos e seco bem), a comida é para um dia e pouquinho, quando troco tem quase nada. A água eles tendem a sujar bastante com comida, fica meio porca. Se você conseguir, troque duas vezes ao dia.
    Depois que eles comem um pouco, pego os quatro e tiramos um cochilo. Coloco o lençol na cama, dois travesseiros para eu encostar as costar, pois fico meio sentada. Assim não tem risco de eu deitar e amassar um deles. E eles ficam no meu pescoço ou peito. Depende da manha deles!
    Fico cerca de 30 min e eles voltam para a “casinha” ou gaiola hehe sempre que coloco eles na gaiola eu falo: “Vamos para a casinha?” E eles já sabem que vão voltar para a gaiola hehe. As vezes um deles reclama um pouco, mas volta.
    Vou trabalhar, volto às 19:00-19:30. Falo um Oi, vejo se todos estão bem, me troco e damos uma volta pela casa. Eles brincam no meu quarto, no chão! Dou papel para eles picarem, fazem uma sujeira só. Depois eu limpo, e todos de volta para casinha.
    A noite ficamos juntos cerca de 1h-1h30. Depende da minha disposição.
    Acho que a princípio, essa é nossa rotina! =) É meio corrida, mas eu consigo alegrá-los e me alegrar.

    Eu já tentei dar diversas frutas e legumes, mas eles não comem de jeito nenhum. Isso depende muito de como eles foram criados nos criadouros. =/ Eu tento insistir, mas como fico pouco em casa, não coloco sempre porque no fim do dia a fruta ou legume já está bem feio… O correto é dar de manhã e retirar no meio do dia. Mas não tenho como fazer isso. Na teoria, a ração e farinhada já são suficientes, mas se eu fosse um passarinho eu ia adorar comer uma frutinha! hehe Tente dar para sua Maninha!!!

    Bom, acho que respondi tudo! Se faltou algo me avisa !!! =D
    Beijooos!!!

  8. simone Bardini said,

    Menina…segura q a lista é grande!!!! Vamos por partes!!! Primeiro quero te agradecer pelas respostas….muito bom ter noção de como as coisas funcionam pros outros…hehehe
    Ta…a consulta com a vet…GRAÇAS A DEUS Q LI TEU BLOG E MARQUEI CONSULTA COM A VET….SIM PQ FOI DEPOIS Q LI TUAS ORIENTAÇÕES Q RESOLVI MARCAR A CONSULTA PRA ME ORIENTAR…daí…resultado:
    a Maninha ta com início de pneumonia, deficiência de vitamina (o bico está maior que o normal) e uma alergia danada (por isso q se coça tanto…coitadinha…). Iniciamos hj com tratamento homeopatico pra pneumonia e em uma semana a vet quer ver ela novamente….dependendo da situação teremos q entrar com antibiotico..:( , qto a vitamina, tb começamos a suplementação….e a alergia….mudamos toda a alimentação!!! Que coisa….como a gente pode fazer mal pra esses bichinhos sem ter noção. Eu comprei aquela ração Trill e semente de girassol a granel (segui a recomendação do criador….) segundo a vet, a semente de girassol é importante, mas não deve ser usada de forma exagerada. As sementes podem vir com fungos, agrotóxicos e outras “porcarias” principalmente essas a granel…..que horror!!! Enfim, entramos com o mix da megazoo, a ração da nutropica, uma farinhada farinnata bianco, troquei os potinhos por recipientes de porcelana e colocamos uma toquinha na gaiola!!!! Agora acredito q estamos no caminho certo!!! A Maninha só fica em cima da toca…não quer saber de entrar na toca!!!! E eu não forço mais pegar ela na mão. Deixo a porta da gaiola aberta….esperando ela sair!!! Hj ela não saiu…ficou só me olhando!!!! E continuamos com o momento papinha!!! Ela me explicou bastante coisa sobre eles….foi muito esclarecedor!!! E soltou ela…nossa…ela é muito fofa…ficou passeando, ouviu minha voz e vinha me espiar atras da mesa…coisa mais querida…fiquei bem emocionada!!!! Então…é isso…bj

  9. nathytakaoka said,

    Nossa Simone, quanta coisa!
    Que bom que foi ao veterinário, já me falaram uma ves que pneumonia é uma das doenças mais chatas para aves. =/ Espero que a Maninha se recupere logo!!!
    Pelo visto essa veterinária é muito boa, pegou tudo isso!
    To torcendo para ela ficar bem logo =) Tenho certeza que vai ficar, os meus já passaram por antibiotico, é meio chatinho, mas se ela precisar não vai ter jeito.

    E quanto a toquinha, os meus também ficam em cima, principalmente meu machinho Wood, ele seeempre sempre ficou em cima, raramente entra, mas também quando entra é uma sujeira só! Ele tem a toquinha da PetBird, a pequena. Já para as fêmeas, eu quis comprar algo mais aberto para eu conseguir pegá-las, então comprei uma “NaCabana”. Elas ficam dentro e em cima, a Livi adora destruir a cabaninha dela. Eu não ligo porque sei que assim ela se diverte!

    Ahh se um dia vier para São Paulo, traga a Maninha, assim fazemos um encontro de agapornis hehe!
    Curta bem a Maninha! =D

    Beijooo grande!

  10. simone Bardini said,

    Querida Nathy…é com muita dor que te digo que ….desisti. Infelizmente não consegui suportar a idéia de ficar sendo beliscada o tempo todo….depois de muito me irritar…dei a Maninha. Tenho um casal de amigos que tem uma pet shop onde levo minha cachorrinha pra tomar banho. O rapaz vinha com bastante frequencia na farmacia e ficava brincando com a Maninha e dizendo que adorava ela e eu sempre reclamando q ela me beliscava muito e ele retrucando que era pra eu dar a Maninha pra ele. Hj, depois de um acesso de raiva por insistentes mordidas dela no meu pescoço, minha orelha, minha bochecha, liguei pra ele e disse…queres…então vem buscar pq eu não aguento mais. Não sei se é pq ela passava muito tempo comigo….mas se eu tentava deixar ela no playground ou na gaiola mas ela gritava…ela queria ficar o tempo todo no meu ombro…mas queria ficar me beliscando….e me machuca….to arrasada…passei o dia chorando e ainda não consegui parar de chorar…to me sentindo a ultima das criaturas…..

  11. Nathy Takaoka said,

    Oi Simone!
    Amiga, não fica triste! Acho que foi o melhor para as duas!
    É difícil aceitar essas bicadas, eu sei! Minhas fêmeas ficaram assim durante meses até começarem a confiar em mim. Como te disse, leva tempo, e com as fêmeas, leva muito mais tempo. Elas não são tão carinhosas quanto os machos no começo.
    Eu observei que elas tem 3 fases diferentes nos primeiros meses. Primeira: mega fofa, engraçadinha, mas medrosa. Segunda: ela domina a gaiola e não quer que você chegue perto da gaiola e dela. O espaço é só dela, ela quer te mostrar que quem manda é ela. E, finalmente, a Terceira: Ela passa a confiar em você e depois de um tempo tudo isso passa.

    É chato, é difícil…
    E outra, às vezes a ave tem que te escolher como dona, não adianta só você querer. Essa coisa de energia, um escolher o outro, acontece! =)
    Quando fui comprar duas fêmeas, a Mia me escolheu quando foi no criadouro. Ela saiu da caixa onde ficava com os outros filhotes, vôo pela sala toda e depois pousou na minha mão! Eu nem sabia que ela era fêmea até então.
    Pode parecer besteira, mas eu me dou bem com ela. O problema é que ela pensa que eu sou só dela! xD Já a Livi, escolheu ficar com meu irmão e no fim, ele deu ela pra mim. Nossa, com essa eu sofri. Mas passou.

    =) E se a Maninha se deu bem com o rapaz do petshop, foi o melhor para as duas! Não fique chateada ou pense que você é a última das criaturas, você escolheu o melhor para a Maninha! Mas pergunte como ela está de vez enquando =D É bom você saber se ela está sendo bem tratada, não é?

    Fique bem! Respire fundo. Ela vai ficar bem. Você tem seu negócio próprio e sua cachorrinha para cuidar… E se a Maninha não estava te fazendo bem, paciência!
    Não chore mais, espero que venha me visitar mesmo sem “motivo”!

    Gostei muito de falar com você!
    Beijos e fique bem, tá? ^^

  12. simone Bardini said,

    Querida….não ri….quase morri chorando ontem e hj…fui la buscar a Maninha de volta!!! Não suportei ficar longe dela!!! Acreddito que as bicadas possam ser um poco por ela estar me pedindo atenção, pq apesar de passar o dia todo no meu ombro, eu fico fazendo as minhas atividades e quase não consigo dar atenção pra ela….e tb pq eu posso estar passando meu stress da correria do dia a dia pra ela. Vou tentar dar mais atenção e qdo eu estiver muito estressada e qdo ela estiver me beliscando muito…deixo ela na gaiola….hehehe…mas não posso viver longe dela!!! Sou muito passional e amo muito ela!!! Sofri muito…não deu….então…estou muito feliz com minha filha de volta!!!!bj e obrigado pelo carinho e pelo apoio!!!

  13. Nathy Takaoka said,

    Ai Simone! Você é uma peça rara! xD Que bom que voltou atrás, mas espero que esteja ciente que dessa vez a decisão foi sua em querê-la de volta! Não foi seu pai que não a quis ou que ganhou de alguém.
    Não deixe ela ir embora de novo. Imagina ela se sentindo rejeitada… =/

    E as bicadas podem sim ser sinal de que quer atenção. E por mais que ela grite na gaiola, ela precisa ficar um pouco sem você.
    =) To feliz com sua escolha! Tenho MUITA PACIÊNCIA! Como disse, três fases, boazinha, malvadinha e depois, =) um amor! É questão de tempo.
    Boa sorte, força querida!!! To com você. E se um dia vier para São Paulo, traga a Maninha e venha me visitar xD Preciso conhecer mãe e filha!

    Você vai ver, depois que tudo isso passar, você vai é dar risada e agradecer que mudou de ideia ^^
    Beijo grande para as duas!

  14. simone Bardini said,

    Oi querida!!!
    Estamos muito felizes!! As bicadinhas diminuiram…tenho dado bastante atenção pra ela…mas meu trabalho ta todo atrasado…hahahahah Agora falta achar o meio termo!!! bj grande pra ti…tu é muito querida!!!

  15. Nathy Takaoka said,

    Oi Amiga!
    Ahh vocês também são muito queridas!!!

    Fico feliz em saber que as bicadas estão diminuindo. =) Quanto ao trabalho, você precisa fazer um “cronograma” dos seus dias para conseguir fazer as duas coisas.
    Acho que isso seria um problema para mim se eu pudesse trazer meus passarinhos para o trabalho haha!
    Eu não conseguiria achar um meio termo. Teve uma vez que a Mia passou o dia comigo no trabalho porque eu a levei no Vet logo cedo e não tinha como deixá-la em casa antes de vir trabalhar. Mas ela se comportou tão bem, não piou ou fez birra. xD Se eu soubesse que com os quatro seria assim eu até pensaria em trazer. Mas eu sei que vai ser uma barulheira só =P

    Depois me manda fotos do playground! Talvez me dê algumas ideias a mais! =] To ansiosa para começar. To esperando meu avô cortar a base e o resto será por minha conta hehe
    Beijoo Grande para vocês!

  16. Natalia said,

    Ola…amei seu blog e tds essas dicas…
    tenho um casal a pouco tempo,mas a fêmea eu não consigo domesticar,a gaiola fica boa parte do tempo aberta,e ela quase não sai,quando o macho sae ela fica gitando ate ele voltar,e quando ela decide sair ela vai atras da minha galinha e pintinho pra bicar,chegou a rachar o bico do meu pintinho quando ele tinha 3 dias de nascido,quero muito que ela seja mansinha mas ela bica de tirar sangue,e grita muito,o macho ja esta mais calmo,não vem na mao como o seus mas permite que o pegamos beijamos e quando falamos com ele parece que ele sabe que é o nome dele,tenta imitar o bj quando mandamos,e se da bem com os outros animais de casa…alguma dica pra eu amansar a fêmea?!

  17. Nathy Takaoka said,

    OI Natalia!
    Fico feliz que tenha gostado do blog. Sempre que posso posto algumas novidades =)

    =O nossa, fique com muita dó do pintinho!
    Para ser bem sincera, muuuito sincera… Se a fêmea não foi criada por uma pessoa semanas depois de nascida e não interage com você todos os dias, acho muito improvável ela amansar.
    Quando uma agapornis é arrisca e criada em casal, é difícil. Você teria que ter muita coragem para levar umas bicadas no começo, isso se amansar. =/

    Quantos anos ela tem? Se for novinha, fica um pouco mais fácil. Eu digo isso, porque mesmo comprando as fêmeas mansas, eu ainda leva umas bicadinhas (não chega a tirar sangue), os machos sofrem quando uma delas se irrita e a gaiola é delas! Tudo é delas. Acho que é por isso que elas vão atrás da galinha e do pintinho. Eles são intrusos para ela…

    =/ Uma dica certa para seu problema eu não tenho ao certo. Talvez a solução fosse separar o casal, assim eles vão depender mais de você e não um do outro, tentar pegá-la todos os dias e tentar aos poucos ganhar a confiança dela.
    Acho que é isso Natalia. Fiquei até triste por não ter uma resposta melhor =(

    Beijooos para todos vocês!

  18. Luna said,

    Oi, Simone… Também sou de Porto Alegre e queria um agapornis filhote. Pode me dizer onde você comprou o seu? Espero resposta. Obrigada. Júlia

  19. Nathy Takaoka said,

    Oi Julia!
    Vou pedir para a Simone te responder!
    Bjos

  20. júlia said,

    Obrigada, Nathy…
    Acompanho seu blog e seus vídeos. Quero ter um agapornis e aprendo muito com você. Parabéns pela família. Júlia

  21. júlia said,

    Vou esperar a resposta da Simone, pois não encontrei nenhum criadouro em Porto Alegre. Moro em apartamento. Eles são muito barulhentos? Obrigada, beijos.

  22. Nathy Takaoka said,

    Júlia, eles são barulhentos sim! E muito. Mas se tiver só um, acredito que não tenha problemas.

    Para não ter nenhum contra tempo, verifique no condomínio se pode =/ porque se vc comprar e depois não puder, vai ser muito chato, né?

    Bjoooos =)

  23. júlia said,

    Puxa, se tenho que falar com o condomínio, então é pq eles fazem MUITO barulho… :o) Pretendo tem somente 1, sim… Mas vou arriscar… Queria muito ter. Obrigada, beijos.

  24. simone Bardini said,

    Oi Luana!!!!
    Comprei minha agapornis nesse lugar que estou te passando o blog, o portal do agapornis. Eles vendem agapornis mansos se vc quiser, mas não vendem sexados, ou seja, vc compra sem saber o sexo do bichinho. A minha o criador falou que achava que era femea por causa do formato da cauda e eu tenho um amigo que criava agapornis e tem um “esquema” de verificar o ossinho da bacia que qdo é femea ele separa…algo assim e ele me confirmou que era femea, mas eu ainda quero fazer a sexagem, mas como tem que tirar sangue….fico com peninha dela e vou protelando!!!! Se me permite, vou te dar algumas dicas que qdo comprei ninguem me falou e hj eu levaria isso em consideração com certeza!!!! : qdo comprei minha filhota, o criador foi pegar ela na gaiola e ela “atacava” a mão dele….isso me pareceu inofensivo….mas minha filhota é bem bravinha…se eu tivesse que escolher uma hj, daria preferencia para os mais calminhos e dóceis…acho que a reação que eles tem qdo alguem coloca a mão dentro da gaiola qdo eles são filhotes é um indicativo do temperamento deles!!! E esse lugar que eles vendem tem a supervisão de uma veterinaria especializada em aves…a Dra Angelica Sharon e o consultorio dela tb é em Canoas (ela cria calopsitas mansas e já sexadas fone: 3463.4169). Esse criador tem aves legais, se eu tivesse que comprar outro agapornis, acho que compraria deles, apesar de não virem sexados….o atendimento deles não é la muito gentil….tipo…tive alguns problemas pq comprei a minha agapornis pro meu pai, ele não quis e eu resolvi ficar com ela mas eu tinha muito medos das bicadas, daí rolou todo um stress com a adaptação e a dona de lá não foi nem um pouco gentil comigo pq ela ficou com medo que minha agapornis deixasse de ser mansa. Eu entendo ela…eles tem todo um trabalho de amansar os bichinhos…tiram do ninho com 15 dias, dão papinha na boca 6 x por dia….te entregam com 75 dias e se tu não da continuidade ao trabalho deles, tudo que eles fizeram se perde….mas não justifica a grosseria dela…mas, enfim…no final deu tudo certo!!! Minha filhota é muito fofa, fora ser meio bravinha e me bicar bastante!!! Eu não conheço nenhum outro lugar que venda agapornis manso…não sei se é manso que tu queres….?!?! Eu paguei R$ 150,00 a minha e acho que vale a pena tu ires conhecer o lugar…eles tem mais de 500 aves lá…entre agapornis e calopsitas….e é tudo bem organizadinho…o lugar é simples mas é bem legal. E qualquer coisa tu tb pode falar com a Angelica pra ela te dar dica de algum outro lugar…e uma outra veterinaria que atende aves é em Porto Alegre, na toca dos bichos em frente a escola Dom Bosco 3341.7664 Dra Gleide tb especialista em aves. E qto a dicas de alimentação e cuidados….é só acompanhar o blog da queridíssima Nathy que é uma criatura maravilhosa que da dicas excelentes pois trata os bichinhos dela com o maior carinho e cuidado….acompanho esse blog aqui sempre além de ser uma amiga muito querida pois sempre que tive minhas “crises” com a Maninha foi ela que me socorreu!!!! Teve um episódio que cheguei a “doar” a Maninha de tanta raiva que fiquei por ela me bicar muito…24 hs de choro ininterrupto e muito desabafo no ombro da Nathy…lá fui eu buscar a Maninha de volta!!! Hj estamos super bem…apesar das bicadas esporadicas…aprendi a conviver melhor com ela e entender mais as necessidades dela e a Nathy me ajudou muito….nem ela sabe como foi e é importante pra mim!!! Esse blog é MARAVILHOSO!!! Então querida, é isso…desculpe-me pela extensão do texto…mas sou muito detalhista…e qualquer coisa que possa esclarecer melhor, estou a disposição!!! Se quiseres vir conhecer a Maninha pessoalmente…tb ficaremos muito felizes em receber tua visita…é só avisar que “marcamos um encontro”!!!bjs e bicadinhas…segue o blog:http://portaldosagapornis.com.br/blog/

  25. Julia said,

    Oi, Simone… obrigada pela resposta. Eu fui no criadouro de Canoas faz aproximadamente 2 semanas. Foi o único que encontri nas cidades vizinhas, já que em Porto Alegre não tem. Conheci os filhotinhos. Mas o Sr. me disse que era para eu aguardar mais uns dias para eles estarem com as cores mais definidas. Alguns dias se passaram e liguei para ele para ver as cores que tinham ficado. Ele me deu a notícia de que a maioria dos filhotes morreu e que haviam sobrado apenas alguns. Disse que estava medicando, limpando seus ninhos e que não me aconselhava ficar com nenhum desses que sobreviveram, pois de repente tinham pegado alguma doença e mais tarde poderia morrer na minha mão. Me falou para aguardar até Dezembro, pois iria colocar os ninhos novamente no viveira para fazer novas crias. Então vou esperar. Mas estou em contato com um criadouro de Minas. Acho que vou “importar” um bebezinho :o) Obrigada, beijos!

  26. Nathy Takaoka said,

    Júlia!
    Se for “importar” um, veja direitinho como eles vão te mandar, tá?
    Uma viagem já é extremamente extressante para uma ave adulta. Imagine para um filhote. Se não for feita com muito cuidado, o filhotinho pode morrer =/

    Beijooos

  27. julia said,

    Oi, Nathy…

    Me informei e o criadouro envia via aérea, leva aproximadamente 4 horas a viagem. Ele me avisa quando despacha e o horário que chega e vou buscar. É enviado em gaiola de transporte. Pelo que entendi, é bem seguro e rápido. É difícil encontrar criadouros por aqui. E como falei para Simone, o criadouro na cidade vizinha, o Sr. me disse que morreram muito filhotes e os que sobraram provavelmente estão infectados. Obrigada pela atenção. Se eu “importar” um filhote, mando foto pra você colocar no blog. Beijos

  28. Nathy Takaoka said,

    Aaaaiiiihhhh que chatooo! Eu moro em SP e não tenho como viajar tudo isso com meus passarinhos para conhecer vocês duas!
    ¬¬
    Queria muuito fazer um “Encontro dos Agapornis”, tipo um eventinho anual. Seria o máximo! Nós e nossos passarinhos =) Já pensaram?
    E a Simone também é queridíssima!!! =D Várias histórias com a Maninha haha

    Beijooos e bicadinhas!

  29. julia said,

    Oi, Nathy…

    Foi ótima a idéia do encontro…
    Quem sabe não acontece um dia…
    Seria uma gritaria só… não da nossa parte, e sim da parte dos filhinhos :) Beijos…

  30. Natalia said,

    Ola…
    Muito obrigada linda por me responder n vi seu post antes pq meu pc n gravou seu blog nos favoritos como mandei,ai demorei pra acha-lo de novo…
    eu não sei quanto tempo ela tem,mas vou leva-la ao veterinario pra saber…
    encomendei uma agapornis na papinha,chega sabado de manha,mas to com um pouco de medo quero que corra td bem…como faço pra ele dormi,não quero colocar na gaiola agora,poe ele em uma caixinha?
    mas saiba que vc com seu blog me deixou apaixonada por esses pequenos fofos…quero faser um jardim de inverno pra ter varios…
    parabens e obrigado por td…
    bj fica c Deus!

  31. Nathy Takaoka said,

    Oi Natalia!
    Que legal que vai criar um na papinha! =) É muito fofo. Só peça todas as instruções para o criadouro ou veterinário, pois dar papinha não é tão simples quanto pensamos.
    Não pode estar muito quente, pois queima o papinho deles, nem muito fria, pois gruda no papinho. Eu não tenho coragem ainda haha
    Sempre que falei em comprar um na papinha, o criadouro não me aconselhava.

    Mas vai na fé! Só veja direitinho como fazer isso, tá?
    Tem que ver com eles também se mesmo na papinha ele já sabe empoleirar. Se sim, pode colocar na gaiola. Se não, uma caixinha grandinha com uma toalhinha para mantê-lo aquecido está ótimo. Quando ver que ele já fica de pé no seu dedo, pode colocar na gaiola. Mas monitore nos primeiros dias para ver se está se adaptando.

    Quanto ao jardim de inverno, acho a ideia ótima, só tem que ver com o veterinário que plantas colocar, pois sei que tem algumas tóxicas para as aves.
    Fico feliz que me blog tenha te ajudado, feito se apaixonar. Mas lembre sempre que para seu agapornis ficar calmo como os meus, precisa de muita paciência e dedicação. Não acontece de um dia para o outro.
    Então, não desista de criar seu agapornis, NUNCA! =) Eles são danados e temperamentais, mas também muito amorosos e carinhosos a partir da hora que confiam em você!
    Beijos !!!!

  32. Natalia said,

    Ola linda…
    como vc esta hg?
    bom hg chegou o mais novo integrante da turma…é o fenix ainda não sabemos o sexo,mais em breve ele fara o exame…tem quase um mes é lindo,ta um pouco dificil faser ele comer,pq o veterinario passou tipo uma sondinha,mas ele não gosta então to tendo que ter a paciencia de da na ciringa bem divagarzinho,mas pelomenos ele fica mais confortavel…
    me passa seu email pra eu te mandar fotos…
    bjjjjjjj p vcs!

  33. Mary said,

    olá, comprei uma agapornis a um mês e alguns dias, ela já tinha uns 3 meses quando comprei, mas estou conseguindo deixá-la mansa, queria saber se voce tem algumas dicas pra me dar sobre amansar a pequena lily. Descobri esses dias que ela já fica na mao sem segurá-la mas ela ainda nao vem no ombro e ela sempre quer me bicar quando tento por a mao na gaiola para pegar ela, por isso uso luvas, mas levei ela no pet shop e o moço disse que assim ela nao se acostuma, enão, o que voce acha?

  34. Nathy Takaoka said,

    Oi Mary!

    Se ela já fica na mão, perfeito! Não a acostume a ficar no ombro tão cedo, caso contrário ela vai ficar igual os meus. Ombromaníacos haha
    Se ela for realmente fêmea, é normal que te bique dentro da gaiola. É o território dela e por isso ela zela por ele. Bica quem tentar invadí-lo. Com o tempo isso passa, se ela for criada sozinha. Se arrumar um parceiro as coisas tendem a ficar mais feias haha

    As fêmeas são maravilhosas e carinhosas, mas leva mais tempo para ela confiar em você. Pois é fêmea, haha tudo é dela e do jeito que ela quer. =)
    Não precisa usar luvas. Abra a gaiola e espere que ela saia, evite invadir o espaço dela. É sempre melhor respeitá-la. Se não quiser sair, tente mais tarde.

    Depois que ela sair, acredito que não te bique tanto quanto se for tentar tirá-la. O cara do Petshop provavelmente não cria as aves na mão. Desse jeito ela acostuma sim com você!!! É só ter paciencia para esperar ela sair e com o tempo (tipo meses) ela vai subir no seu dedo na hora de sair da gaiola. =)

    Fique tranquila que você está no caminho certo!
    Beijo grande!

  35. Mary said,

    Olá Nathy, muito obrigada pela resposta, me deixou com mais esperanças. Mas queria te dizer que mesmo quando eu tento pegá-la quando está fora da gaiola, ela corre e foge para dentro dela, então, só se eu ”invadir seu espaço” mesmo para poder brincar com ela, o que devo fazer?

    Obrigada pela atenção, beijos.

  36. Nathy Takaoka said,

    Oi Mary!
    Você pode tentar pegá-la da gaiola, mas tente assustá-la o menos possível.
    Os meus eu fazia isso no começo.

    Beijo grande!

  37. Mary said,

    A sim, desculpa,mas vou encher o saco com mais uma perguntinha :/ como ensino ela a vir no dedo, a ficar no ombro, essas coisinhas?

    Obrigada, beijos.

  38. Nathy Takaoka said,

    Haha Mary, me escreva sempre que precisar. Estou aqui para ajudar meus leitores =)

    Acostumar a vir na mão leva bastante tempo. Acho que demorou mais de 8 meses para os meus se acostumarem de verdade. Hoje em dia eles sobem no dedo, mas vão correndo para o ombro.

    O ombro é sempre mais fácil, é meio instintivo deles. =P Mini-Papagaios de pirata. Haha
    Parece que eles sentem mais segurança no ombro. Não aconselho que acostume o seu muuuito no ombro. No dedo é sempre melhor. Acho que se colocá-lo alguns dias seguidos no ombro, já ganhou. O problema é fazer ir na mão depois.

    =) ajudei? Era algo tão simples que eu me compliquei para explicar

    Beijo grande!

  39. Adriana Lage said,

    Oi Nathy vou te alugar só mais um pouquinho kkkkk.
    Minha bebê a Lory ta se coçando direto e algumas vezes cai uma peninha dela!até o Lolo ta coçando ela,to com medo dela ta com alguma coisa pulguinha ou até outro tipo de coisa sei la não entendo muito to aprendendo a lidar com eles por causa de você!
    Será que você poderia me ajudar?beijos e várias bicadinhas!

  40. Nathy Takaoka said,

    Oi Adriana!
    A Lory se coça e faz um barulho de estralinho no bico? Se coça com o pé de um lado da cabeça, depois do outro.
    Fica rodeando o Lolo?

    Ou só se coça mesmo? As peninhas caídas, pode ser que ela esteja trocando de pena.
    O Lolo pode estar fazendo carinho nela.

    Me conta depois!
    Beijo grande e bicadinhas!

  41. adrianalageA said,

    Nathy não faz barulhinho nenhum só as coçadinhas mesmo de vez em quando depois ela fica toda arrepiada kkkkk!
    Tadinhos levei eles hoje pra cortar as asinhas,o rapaz só cortou uma asa dos 2!A Lory tava com as asas bem grande ja o Lolo tava com pouca asa acho que ta nascendo a dele ainda tava bem pouquinha ele cortou bem menos do Lolo!Será que agora posso tirar eles da gaiola pra limpar?vou trancar meu quarto pra soltar eles e limpo a gaiola o que você acha?
    A Nathy também tava pensando te levar eles pra fazer um check-up;pois o lugar que meu marido comprou eles em um pet shop eu achei o local muito sujo,a gaiolas que eles ficavam muito suja e cheia de agapornis misturados eles pareciam tão tristinho fiquei com medo,porque os que estavam la pra vender eu fui brincar com eles,e eles não foram arisco vieram perto de mim e deixou eu tocar neles!Ja os meus não deixa eu tocar neles,são tão ruinzinhos comigo querem me bicar kkkkk!
    Peguei o casal premiado pois são muito espuletas kkkk,a Lory agora deu pra pedir a banheirinha deles,ela fica que nem doida zanzando na gaiola até eu por a banheirinha,pois quando eu coloco ela toma banho e não deixa o Lolo tomar banho ela vira a banheira e joga a água fora kkkkk!Eu me divirto vendo as proezas dela mais tadinho do Lolo que não toma o bainho dele o que eu faço?Quanta duvida né?só tenho a você pra recorrer kkk!Aonde eu moro é dificil achar uma clinica especializada em aves,tem mais em santos!
    Agradecida se você puder me ajudar Beijos e várias bicadinhas!

  42. adrianalage said,

    É Nathy agora ta um coçando o outro e fazendo barulhinho é normal?Eles ficam direto fazendo esse barulhinho parece que estão comendo alguma coisa é normal?

  43. Nathy Takaoka said,

    Eles tão namorando! Quem ta fazendo o barulho???

  44. adrianalage said,

    É mais a Lory,o Lolo só faz quando ta coçando ela kkkk!
    Ela não quer deixar ele tomar banho ela ta virando a banheirinha direto,hoje ela tomou banho no bebedouro deles kkkk,tive que trocar a água depois!Eu queria trocar o ninho deles por um maior o que eles estão era do meu casal de periquitos australianos,mais eles fugiram graças a minha pequena filha Nathaly kkkk!
    Será que posso trocar?me ajuda estou com tantas duvidas obrigada beijos e várias bicadinhas!

  45. adrianalage said,

    Nathy esqueci de perguntar kkkk!Eu mandei cortar as asinhas deles no dia 26 será que posso tentar soltar eles um pouco para eu poder lavar a gaiola?To pensando em fazer isso na quinta-feira porque só vai estar eu em casa,pra não assustar eles com a bagunça kkk!
    Tranco o quarto solto eles e faço a faxina da gaiola o que você acha?beijos nos pequenos!

  46. Nathy Takaoka said,

    Oi Adriana!
    hehe primeiro, pode trocar o ninho sim! Seria bom limpar direitinho e veja se não tem ovo no ninho antigo. Se tiver, não troque.

    A banheirinha, normal virar haha! Afobação de passarinho dá nisso!
    Eu to achando que a Lory é macho e Lolo fêmea, viu?! Dá uma olhada nesse vídeo http://www.youtube.com/watch?v=XNilrh0lx8E
    E vê se a Lory está fazendo igual o Wood (amarelo com vermelho). Se estiver, batata que é macho!!! xD

    Quanto a soltá-los no quarto. Até pode, mas você vai ter que ficar de olho enquanto eles ficam soltos. Não é porque tem asa cortada que não vão aprontar algo. Comer fios elétricos, tentar bicar o rejunte do chão, destruir algo que você goste, etc. Certifique-se de que não tem janelas, frestas, buracos, portas, privadas, etc. abertas. Todo cuidado é pouco. Aconselho que soltê-os uma vez no seu quarto, mas que não os deixe sozinhos. Depois de uma semana, tente soltá-los ai sim vá lavar gaiola. Eu não confio muito neles sozinhos. hehe

    Beijo Grande!!!

  47. adrianalage said,

    Nathy a Lory é a amarelinha coloquei esse video que você mandou eu ver,a Lory que se parece com o o Wood ficou toda assanhada gritando querendo vim para o computador!
    Ja o Lolo que é o verdinho fica quietinho só ela que se assanha será que a amarelinha que a Lory é machinho fiquei cismada kkkk!
    Beijos e várias bicadinhas!

  48. Nathy Takaoka said,

    haha Se a Lory faz igual o Wood, é MACHO!
    =* beijos e bicadinhas!

  49. adrianalage said,

    Nathy poderia me dizer se o vinagre pra colocar na água deles tem que ser somente o de maça ou podemos também usar o normal?

  50. junior martins said,

    socorrooooooooooooooooooooooo
    o bicoo da minha ccresee T-T

  51. Nathy Takaoka said,

    O vinagre na água tem que ser de maçã.
    Beijooo

  52. Henry diogo giadans said,

    Oi apareceu um agaponis no meu kintal nao sei se ele e macho ou femia so sei ki me apaixonei por ele ! Ele etem muito me do de mim mas tento tratar ele muito bem , so nao sei com transformar o medo dele em amor poderia me ajudar ? pf grato

  53. Henry diogo giadans said,

    Nathy Takaoka , Fiz essa pergunta a cima pois sei que vc é especialista em agaponis e vi seus videos no youtube , adorei vc e seus passarinho mt lindos e vc elegal e carismatica , caso possa me ajudar serei eternamente grato! obgd

  54. Nathy Takaoka said,

    Oi Henry!
    =) Deve ser muito legal encontrar um agapornis no quintal.

    Ele só foge de você ou tenta te bicar?
    O medo que ele sente é normal. Ele está numa casa nova com gente nova, barulhos novos, tudo é novidade para ele. Mas ao mesmo tempo é assustador.
    O bom é deixar a gaiola em algum lugar calmo da casa, conversar bastante com ele, na hora de trocar água e comida, faça isso com calma, movimentos lentos, não faça coisas que assuste seu agapornis. Talvez esse post possa te ajudar: http://passarodoamor.wordpress.com/2011/08/26/seu-primeiro-passarinho-aprenda-como-se-comportar/

    Depois que essa fase de medo passar, comece a oferecer comida no bico dele, sem medo. Se levar uma bicada é normal =P o importante é não transmitir que está com medo. Com o tempo ele vai passar a confiar mais em você. Talvez seria interessante mantê-lo com a asa cortada. Depois que ele criar mais confiança em você, pode tentar soltá-lo no seu quarto ou em algum ambiente fechado e com poucos móveis.

    Ele vai fugir, mas não corra atrás dele. Com a asa cortada ele não tem como ir longe. Não se esqueça de fechar todas as janelas e portas. Se fizer isso todos os dias, com o tempo ele vai se apegar mais a você. O que eu não indico é comprar outro agapornis só para fazer companhia. Para ter uma relação de amizade com um agapornis, o importante é você ser essa companhia.

    Beijo grande!

  55. Hercules said,

    Oi,nathy é preciso ter em casa um kit de primeiros socorros para agapornis?E remédios?

  56. Oi Hercules!
    Não precisa. O ideal é nunca auto medicar e sim consultar um veterinário em alguma emergência.
    Beijo grande!

  57. marina said,

    Não sei se aquí é o lugar adequado, mas fiquei muito preocupada com a notícia da morte do Chubby. Vc disse: “Eu nunca pensei que perderia um passarinho em algum acidente… Ele morreu asfixiado.”
    O que houve? Fico preocupada de poder acontecer com meu lindo Raul e minha fofa Rita (dois lindinhos de carinha vermelha). Não tenho experiencia e são os primeiros que crio. Por favor me conte oque houve e me oriente, fico com medo pois, se vc que já nos orienta a cuidar tão bem destas criaturas adoráveis passou por esta perda, por favor, nos conte a sua experiencia para nos alertar. Obrigada pelo carinho e atenção aos nossos grandes amiguinhos.
    Aguardo notícias

  58. Oi Marina!
    Pois é menina. Nunca imaginei que eu passaria por isso.

    A história é a seguinte:
    Eles tinham a toquinha da petbird, a Livi estava desfiando o fundo para fazer ninho. Até ai não tinha problema, pois virava tipo de uma bolota de lã. Mas o que eu não vi foi que ela deu uma leve descosturada na porta da toquinha. Ficou uma linha semi-descosturada. As duas pontas estavam presas ainda e no meio o fio estava solto. Não era grande e eu não vi.

    Foi ali que o Chubby colocou a cabeça e ficou pendurado pelo pescoço =/
    Lógico que se alguém tivesse visto a tempo, nada disso teria acontecido. Foi uma fatalidade…
    Beijo grande!

  59. Hercules said,

    Oi nathy
    você enxuga os passarinhos depois do banho ou não precisa?E a água é morna,gelada ou natural?Pode ser da torneira?Ou da chuva?Mas a agua daqui do predio tem muito cloro.

  60. Hercules said,

    Oi nathy
    eu vi uma reportagem sobre Psitacose.Uma doença que se encontra na maioria dos psitacídeos.Quero que você veja,ta aí o link:

  61. Oi Hercules!
    Eles se secam sozinhos, a não ser que esteja extremamente frio, ai eu uso uma toalha só para tirar o excesso e depois uso um secador de cabelo bem fraquinho e na temperatura bem morna.

    Pode ser água natural ou morna (dias frios), da torneira ou chuveiro. Não precisa ser filtrada.
    Beijo grande!

  62. Tathy said,

    Oie Nathy

    Adquiri um Agapornis Roseicollis faz três dias, logo que cheguei em casa com ele percebi que ele não tem uma unha em um dedinho e em outro dedo está meio vermelhinho(quanto a isso já me informei e disseram para passar antisséptico spray, espero que tenho sido correto o que fiz), o que mais me preocupa é o fato dele ficar pendurado na na grade da gaiola, ele fica no puleiro o dia todo, mas na hora que vou colocar algo para cobrir um pedaço da gaiola ele já se pendura…tem alguma ideia de como resolver isso?…Não sei se resolve, mas amanhã vou tentar comprar um ninho…
    Outra coisa é que ele tem medo demais quando qualquer um chega perto…até para pegar pra passar remédio ele sai voando.

    Aguardo resposta.

  63. Oi Hercules!
    Eu já tinha visto essa reportagem antes, até postei no blog. =)
    Mas mesmo assim, muito obrigada pela informação. Sempre que achar coisas interessantes, pode me mandar.
    Beijo grande!

  64. Oi Tathy!

    Eu não sei como está o pé dele, mas provavelmente foi algum acidente.
    Seria muito importante levá-lo em algum veterinário especializado em aves. Talvez ele precise de algum cuidado extra. Não sei…

    Quanto a se pendurar na hora de cobrir, é na hora de dormir, né? Se for, ao invés de cobrir, tente deixá-lo num lugar bem escuro e tranquilo para ele dormir. Pelo menos até ele perder um pouco do medo. Não é legal que ele fique se pendurando com o pé machucadinho.
    Esse medo que ele sente é normal. Você o comprou de um criadouro que vende aves mansas? Se ele não te bica, é questão de tempo para que perca um pouco desse medo. Tente pegá-lo todos os dias (depois de ver o que ele tem no pé).

    Beijo grande!

  65. laura said,

    eu adorei as dicas meus agapornis estão saudaveis

  66. laura said,

    eu queri encontrar vc viagei pra sp aomde vc mora na prosima vez nathy me fale aonde vc mora assim posso conhecer vc pessualmelte

    abraços e picadas

    laura

  67. Oi Laura!
    Fico feliz em saber que seus pequenos estão saudáveis.
    Beijo grande!

  68. Oi Laura!
    Moro na capital de SP. Quando vier, me avise!
    Beijo grande!

  69. laura said,

    ou te avisar

  70. [...] Cuidados Básicos [...]

  71. DANILO MAAHS said,

    PRABENS PELAS SUAS AVES PELA DEDICAÇAO ME ADICIONA NO FAE BOOK PARA NO CONVERSAR MELHOR E NO MSNLEMBRE MINHA AGAPORNIS É FELIZ POR TUA CULPA OBRIGADO ATE MAIS
    DANILOEZM@HOTMAIL.COM

  72. Oi Danilo!
    Muito obrigada pelo carinho.

    Não uso o msn para o blog. Se precisar, pode me mandar um email: nathytakaoka@gmail.com

    Beijo grande!

  73. leonardo said,

    oi nathy,o meu agaporni naum gosta e banho como os seus,pra falar a verdade,eles até tem medo,eu burrifo em forma de chuvinha como vc mesma disse para fazer,mas na pia eles piram,como faço para que lest naum tenham medo de banho?

  74. Oi Leonardo!
    haha Não gosta de banho? Normalmente os agapornis amam tomar bnaho.
    Já tentou deixar uma banheirinha no fundo da gaiola para ele? Talvez ele tome banho sozinho mesmo.
    Com o tempo ele se acostuma.

    Beijo grande!

  75. Nathália Silva said,

    Oi Nathy! A uns 4 meses comprei 2 agapornis, segunda feira apareceu um em cima da minha gaiola(personattus de cor turquesa) e hj mais um personattus sendo verde. Coitadinho ele ta com a cabeça meio pelada, parece q algum outro passarinho andou brigando com ele. Tem alguma coisa q eu possa passar??? Separei ele dos meus antigos pra eles irem se acostumando, pq o meu macho (Azulão) não para de brigar com ele qnd estão juntos.
    Bjs

  76. leonardo said,

    OIa,eu coloquei e deu certo,só que eles tem mania de fazer coco dentro da banheirinha e tomar banho,troco duas vezes por dia mas continuo preucupado.msms assim muito obrigado!!

  77. cristiane said,

    Naty..como vai???? Meu nome é Cristiane e moro em Belo Horizonte-MG…fico encantada com seu amor pelos agapornis que resolvi comprar uma(um) pequenino pra mim, ele deve destar com quarenta dias ,é um fischer amarelo e ainda estou tratando-o na papinha, mas ela se chama sol..mesmo nao sabendo se e macho ou femea coloquei um nome que serve para os dois sexos e alem do mais tem tudo a ver com ele…que parce um solzinho mesmo. Nao é que hoje fui ao criador e comprei outro fischer amarelo!!!!! ahhhh to encantada demais vendo a solzinha se desenvolvendo, esta quase toda empenujada e lindaaaaa…gordinha, que resolvi trazer outro amarelinho fischer pra casa..to numa alegria so, pois a sol esta ensinando o outro a se alimentar de sementes, mesmo eu dando papinha nos intervalos, estao um amor com o outro…ficam debaixo do meu cabelo, cutucam meus brincos…parece o wood…kkkkkkkkk…no dia em que roubou a taxinha do seu brinco…to amando demais estes pequenos…nao sei que nome coloco no outro pois nao fiz o exame de sexagem…mas estou pensando aqui e depois lhe falo. Eu tenho uma calopsita macho tambem e chama-se Pituco, mansinho que so ele e super tagarela, conversa e canta de tudo…parece um papagaio fantasiado de calopsita…kkkkkkkk….beijos em seu coraçao e parabens pelo site que é otimo e muito esclarecedor…meu bebes lhe mandam bitoquinhas!!!!!!

  78. Oi Nathália!
    Seria bom você levar o carequinha no veterinário para ver se está tudo bem e qual a forma mais rápida de curar.
    É bom manter os novos separados dos antigos por precaução. Podem ter alguma doença e passar para os seus.

    Deixe-os em cômodos diferentes por 2 meses.
    Leia esse post: http://passarodoamor.wordpress.com/2011/10/07/cuidados-com-trazer-um-novo-integrante/

    Beijo grande!

  79. Oi Leonardo!
    Só ofereça a banheirinha para banho no máximo 3 vezes por semana!

    É normal que façam coco na banheirinha. Eles costumam fazer coco antes do banho.
    Beijo grande!

  80. Oi Cristiane!
    haha que fofos!
    Sol… e Lua?! O que acha? =P

    Eu adoro os fischers. São lindos.
    Daqui algum tempo seus agapornis vão aprender a piar como a calopsita. Os meus ficaram uma semana no hotel de aves e a Livi aprendeu a piar como calopsita. Mas ela só pia assim quando está muito brava! =P

    Beijo grande! E boa sorte com seus pequenos.

  81. Nathália Silva said,

    Oi de novo!!Pois é…nesse final de semana comprei uma nova gaiola pq na que os novos estavam era improvisada e tb comprei a Nutrópica Premium só q me venderam a de calopsita, será q tem algum problema? Bem parece que eles adoraram ela, nunca os vi comendo tanto, coloco 2 copinhos de sementes e 1 de Nutrópica. Veterinário vai ser meio dificil agora, pq to meio sem condição e aki em Nova Iguaçu-Rj não tem nem teste de sexagem, mas ta começando a nascer as peninhas novamente.
    Nossa, a turquesa ta sendo super carinhosa com o verdinho, fico pensando “ai que guti guti!”
    E os 4 não param de gritar o dia todo! Acho q vou ter que deixar eles separados pq msm em gaiolas diferentes os dois tentam se bicar.
    Bjaum

  82. cristiane said,

    Nossa…Naty adorei !!!!! vou colocar Sol e Lua.. sua ideia foi genial…nao sabia como colocar o outro nome …lindoooo…voce é a madrinha de agora em diante…rsrrsr…beijos em seu coraçao!!!!! Eles estao desenvolvendo super bem…estao gordinhos e ja comem sementes no intervalo da papinha…estou adorando estes pimpolhos…paixao a primeira vista, alias, ja estava apaixonada pelos agapornis desde os seus videos do youtube…beijao amiga…fique com Deus!!!!! Sol e Lua estao lhe mandando bitocas, pra voce , pro Wood, Mia e Live!!!!!

  83. Oi Amiga!
    Não tem problema ser a ração de calopsita, mas da próxima vez, compra de agapornis =)
    Com o tempo, diminua a quantidade de semente e aumente de ração.

    Você pode fazer a sexagem por correio pelo site http://www.scbiotec.com.br/aves.
    =)

    Haha a tendência é a gritaria aumentar.
    Beijo grande!

  84. Oi Cristiane!
    haha Mais afilhados de penas =) Adooorooo!
    Não tem como não se apaixonar por eles.

    Beijo grande!

  85. Nathália Silva said,

    Ah ta ok!
    rsrs

    Bjaum

  86. Hercules said,

    Oi Nathy
    Se eu comprar uma ave arisca,significa que ela sempre será uma anti-social,que não gosta de companhia humana e não precise de brinquedos e de minha atenção?Minha principal dúvida:Precisamos comprar brinquedos e outras coisas do tipo para aves ariscas?

  87. Hercules said,

    Me explique um pouco sobre isso,por favor!!

  88. Hercules said,

    Oi Nathy
    A mia já brigou com a Livi?Quem ganha numa briga entre elas?

  89. Oi Hercules!

    A ave arisca precisa de tudo que um manso precisa. A diferença é que ela não vai querer ficar na sua mão.
    Mas ela vai gostar de ficar perto de você, ouvir sua voz. Vai precisar de muitos mais brinquedos e distração por ser arisca.

    O tratamento é igual, ela vai gostar de você com o tempo, só que não vai poder sair da gaiola.

    Beijo grande!

  90. Oi Hercules!
    A Mia manda no grupo. Ninguém mexe com ela!
    Quanto a Livi ou o Wood resolver brigar com ela, Mia ganha!

    Beijo grande!

  91. Alexandra Martins said,

    Olá, olha sei que o melhor para dar aos nossos pássaros são essas rações, porém eu dou sementes tem painço, alpiste, ninhaça, niger, semente de girassol(não vem muita), casca de arroz e eu completo com farinhada da alcon e coloco canarita para os canários diamantes gould porem os psitacideos as vezes provam…rsrsrs…. Sempre dou frutas, jiló, cenoura e milho..
    Você acha que com uma alimentação assim meus pássaros tem alguma deficiência alimentar ou algo do tipo se vc podesse perguntar para seu veterinário iria agradecer bastante, pois tenho cerca de 25 pássaros, e isso tirando os filhotes que vira e mexe nascem, e ficaria muito caro para comprar essas rações, ja que é minha mãe que banca meus animais….
    Aguardo sua resposta pois se meus pássaros correrem risco vou ter que conversar com minha mãe e vamos tentar dar essas rações.

    Grande beijo. s2

  92. Oi Alexandra!
    Mix de sementes sempre tem muita gordura. Eles podem ficar gordinhos, mas não nutridos.
    Aconselho que ofereça ração extrusada específica para cada espécie, junto com farinhada, frutas e legumes.
    Evite ao máximos as sementes em grande quantidade.
    Leia esse post: passarodoamor.wordpress.com/2011/09/02/alimentacao-ele-come-eu-como-nos-comemos/

    Beijo grande!

  93. ALEXANDRA MARTINS said,

    Olá, olha valeu a resposta… Confeço que fiquei triste pois um dia entrei no blog e não vi meu comentário achei q tinha apagado..Mas sei que vc é uma pessoa muito legal e gente boa, dá para saber. xD

    Mas enfim; decidi mudar de vez a alimentação, meus pássaros tem uma aparência saudável e são bem ‘barulhentos’, porém se eu posso oferecer algo de melhor vou fazer isso por eles!!!

    Ate deixei outro comentário, em um outro post seu.

    Olha muito obrigada por tudo, adoro dividir experiência…
    Depois queria te mandar umas fotos dos meus pequenos…
    Mil Beijos.

  94. Oi Alexandra!
    Quando você manda um comentário, ele fica invisível para todos os leitores até eu ler, responder e publicar =)
    Eu nunca apago comentários, a não ser que sejam spam!

    Já respondi o outro comentário sobre a ração!
    Beijo grande!

    obs. manda as fotos para nathytakaoka@gmail.com

  95. olhaobicho said,

    os meus passarinhos só gostam de semente e fiquei sabendo que encurta a vida deles eu queria saber como fasso pra eles comerem as racoes de passarinhos

  96. olhaobicho said,

    eu tenho uma femea que esta com a barriguinha bem grande e redonda vc acha que pode ser um ovo que tbm esta preso?

  97. Oi!
    Leia esse post, mais para o final fala da porcentagem correta para alterar a alimentação aos poucos.
    http://passarodoamor.wordpress.com/2011/09/02/alimentacao-ele-come-eu-como-nos-comemos/

    Beijo grande!

  98. Oi!
    É bom ver com um veterinário. Eu vi e ela estava.

    Beijo grande!

  99. laurammgs said,

    Oi Nathy!
    gostei das dicas me escrevi no seu canal e quando sera o proximo sorteio para eu participar e onde compro tudo que vc falou e meu agapornis estao muito saudaveis obrigada RESPOSTA….
    obridada
    laura

  100. Oi Laura!
    Vou verificar quando será o próximo sorteio =)
    Acredito que só daqui uns 2 meses. To mega sem tempo de organizar.

    Beijo grande!

  101. Gabriel Ponciano said,

    Oi Nathy ! Tem algum problema em criar Agapornis juntamente com Calopsitas ?

  102. Oi Gabriel!
    Não tem problema.

    O que pode acontecer é briga e o agapornis geralmente ganha.
    Não crie na mesma gaiola.

    Beijo grande!

  103. Oii, então tenho um casal de periquitos australianos… Comprei ele jovens eu acho, nenhum são completamente adulto… ha chanses de eu consegir deixar eles mansos que nen os seus ? por ser periquitos australianos, é mais facil ou dificil ?

    Por eu ter meus tinkis, que é o casal, não interfere nada de eu ver os teus videos, aprendi varias coisas :) Talvez nao seja dever teu responder apesar que esse blog é de agorpornis, mais ficaria grato ;D

  104. GEYSON said,

    ae nathy comprei uma quando eu comprei falaram q era mansa tinha 2 meses de vida mas ela bica muito tem mais ou menos 5 dias que comprei gostei muito e quero comprar um macho mas preciso saber se ela leva tempo para se acostumar comigo ou se naum vai se ACOSTUMAR

  105. Oi Wesley!
    Sei que periquito australiano é mais fácil de amansar. Mas não sei como fazer.
    Eu nunca amansei um na vida.

    Beijo grande!

  106. Oi Geyson!
    Demora para que ela se acostume com você.
    Aconselho que espere até ela ficar mais mansa e apegada a você antes de comprar um macho para ela.

    Beijo grande!

  107. Alex said,

    Oi, Nathy é normal eles comerem o papel ao invés de picar? ou cortar… Comida eles sempre tem hehehe sera que esta faltando alguma coisa ou o papel é saboroso mesmo hehehe

  108. eu tinha 2 passárinho ♥ tenho 9 anos mais eles morreu sinto muito choro muitoooo

  109. Jana said,

    olá nathy,como vão as coisas? olha,tenho duas perguntas: qual a especie da mia e da livi e qual as frutas que voce da a seus agapornis? beijinhos e bicadinhas :)

  110. Oi Alex!

    Os meus nunca comeram papel. De verdade…
    Fica de olho!
    Beijo grande!

  111. Oi Jana!

    A Livi é roseicollis canela americana e a Mia roseicollis canela australiana.
    Meus agapornis só comem maçã.

    Beijo grande!

  112. Cátia said,

    Olá, o meu nome é Cátia e sou de portugal.

    Comprei recentemente um agaponis, tem pouco mais de 1 mes. Reparei que o biquinho dele está a ganhar uma risca branca na parte de cima e que os lados do bico estão a estalar. Como no seu texto diz que se o bico aumenta é sinal de doença, eu gostaria de saber se é de ele ser pequeno e estar a crescer, ou se nesta idade (1 mes) pode já ser doença?

    Quanto á comida eu como nao sabia cai no erro de lhe dar pão, isso é muito mau para o passaro?

  113. Oi Cátia!

    Fico feliz em saber que tenho leitores em Portugal.
    É normal que o bico fique meio lascado nessa idade. Ele está trocando o bico.

    Não é legal dar pão para ele. Tem leite e outros ingredientes que ele não pode comer.
    Beijo grande!

  114. Cátia said,

    O meu agaponi, que se chama Tommy, tem andado a aventurar-se um pouco. Ele sabe que nao pode voar, mas de longe a longe da-lhe na tola e ele atira-se do meu ombro. Eu tenho medo que ele se magoe. Ainda hoje ele atirou-se e eu tentei apanha-lo, acho que sem querer magoei-o. Ao tentar apanha-lo acertei-lhe no pescoço, quando peguei nele, ele tava muito quieto e abria muito pouco o olho direito. Durante a hora seguinte ele ficou a dormir (e a comer ao mesmo tempo, o meu passaro é multifunções) na minha mao e raramente abriu o olho direito. Acho que deve ser de estar dorido. É o meu primeiro passaro e eu tenho medo de nao conseguir tratar dele como deve ser. Eu nao quero magoa-lo, mas nao tenho culpa que ele seja meio avariado da cabeça como a dona. Alguma sujestão? Em vez de tentar apanha-lo devo deixo-lo digamos “cair”?

  115. Oi Cátia!
    Se sua casa não tiver coisas perigosas ao redor, pode deixa-lo cair. Quando ele estiver no chão, pegue-o.
    É mais seguro do que tentar pegar no ar.

    Beijo grande!

  116. rosangela da costa said,

    olha eu peguei o filhode de piriquito meu pra lavar os pes dele e ele morreu muito rapito porque to muito triste

  117. Cátia said,

    Ok obrigado.

    Só queria deixar aqui uma dica. Não sei se já sabe, mas perto da cabeçinha, mesmo abaixo dos olhos, tenta fazer festinhas.
    É só passar com o dedo mindinho perto dessa area e o passarinho vai ficar quieto e rodar a cabeça.

    O meu gosta,quando ele está na minha mão, eu passo o dedinho por lá e ele roda a cabeça para mim.

  118. Oi Rosangela!
    Não sei te dizer porque ele morreu. Pode ser que ele já tivesse uma doença num estado grave e calhou de morrer em suas mãos.
    Não fique triste. São coisas da vida…

    Beijo grande!

  119. Oi Cátia!
    Eu faço isso na Livi. Os outros não gostam de carinho.
    =) Mas obrigada pela dica.

    Beijo grande!

  120. Thais said,

    Oi Nathy, Amei seu blog… Adorei todas as dicas para aprender a cuidar de um agapornis… Sou encantada por eles,mas nunca tive a chance de ter um… Estou muito feliz, pois hoje meu marido me disse que irá me comprar um… Sou de São Paulo tbm, vi o lugar onde vc indica comprar, mas queria saber se vc pagou muito caro? Beijos

  121. Oi Thais!

    O criador La Torre é muito bom. Tony e Penny são de lá. Paguei R$100,00 cada um.
    Não achei caro, principalmente por serem mansos.

    Beijo grande e boa sorte com seu novo pequeno que está por vir!

  122. Rosane said,

    olá, estou com um agaporn em minha casa ha 3 meses, e ele ficou doente, levei no veterinario e tá com pnemonia,to tratando. mas de repente, ele não ta andando, fica quieto, come pouco,ta magro demais. as vezes fica alegre…. o que faço????

  123. Oi Rosane!

    Retorne ao veterinário! Ou procure outro logo para verificar o diagnóstico.
    Ele provavelmente não está respondendo ao tratamento.

    Beijo grande e me mande notícias.

  124. Thais said,

    Oiii Nathy,
    Queria compartilhar com você, que fui visitar o criador La Torre sábado passado… Fiquei apaixonada e encomendei o meu!!! Dia 08/12 vou para buscar meu pequeno…Disse ao Sr. Carlo que foi indicação sua! rs… Obrigada Nathy!!! Beijos

  125. Oi Thais!

    Espero que seja tudo como você imagina. =) Só não crie expectativas além do possível. No começo ele pode ter muito medo de você, mas com o tempo passa.
    É tudo questão de tempo e paciência, sem contar, muito carinho! s2

    Beijo grande e boa sorte.

  126. nathy minha femea esta com ovo preso e nao tem veterinario perto onde eu moro.O que eu faço??????????????????
    100000000000000000000000000 beijos !!!!!!!!!!!!! :-D

  127. josykely said,

    OI Nathy! A tica esta comendo pedra pq ?
    Me passa um remedio se vc saber de um!

  128. josykely said,

    OI NATHY! Pq meu agapornis macho nao gosta de tomar banho? Eu coloco ele na pia ele sai correndo!

  129. Fernanda Carla Kieski said,

    Bom dia!!!!
    Tenho uma tiriva que apareceu na minha garagem com uma linha de pipa presa no pezinho e como ela é mansinha consegui pegar na mão e agora crio ela em gaiola e na maior parte do tempo solta dentro de casa. O fato é que o meu marido coloca a gaiola dela lá fora sempre que vai trabalhar e eu acho muito frio pra ela. Espero ele sair e vou lá buscá-la aí ela me vê e faz aquela festa então tiro ela de dentro da gaiola e deixo ela comigo. Agora mesmo estou tentando digitar e ela está encima do teclado do PC tentando arrancar as teclinhas. Moramos em Curitiba-PR e o meu marido tira ela pra fora de casa aproximadamente 06:30 da manhã.

  130. Oi Willyane!

    Já resolveu isso? Eu não sei o que fazer.
    Tem leitores que já passaram um pouquinho de óleo na cloaca da fêmea, massagearam de leve e esperaram que ela removesse.
    Beijo grande!

  131. Oi Josykely!

    Retire a pedra e pronto. Não tem remédio.
    Beijo grande!

  132. Oi Josykely!

    Paciência. É igual os outros animais, tem uns que não curtem um banho.
    Pode ser que ele tome banho no bebedouro quando vc não está vendo.

    Beijo grande!

  133. Oi Fernanda!

    Fale com seu marido. Sei que Curitiba não é muito quente.
    Seria bom que ela ficasse dentro de casa sem vento. Fale com ele, pergunte porque ele faz isso, se é para o bem dela ou para ela ficar fora por ficar.
    Porque se ele achar que está fazendo bem para ela, explique que o vento faz muito mal para ela. Pode fazer ela pegar uma pneumonia.

    =) É tudo questão de conversar, ok? Ele vai entender.
    Beijo grande!

  134. Décio said,

    Muito bom.
    Já retirei o girassol.

  135. Carol said,

    Boa noite!
    Preciso de uma ajudinha…rs…
    Comprei o Juca (Sim, se chama Juca hahahaha) Bem neném..quase sem penas…a coisa mais feia do universo! Acordava de madrugada para dar papinha, voltava do trabalho correndo para dar papinha… e assim vivemos bem até ele começar a comer ração.
    Ele é a coisa mais preciosa! Me adotou, faz a dancinha da comida ( O famoso galanteio dos papagaios…ele flerta comigo kkkk ), tenta colocar a comida regurgitada na minha boca…gente, ele é uma peça rara! Muito engraçado!
    Maaaaaaaaaaassss… ele é terrível!
    Além de tentar bicar as pessoas que mexem com ele, ele me bica se alguém chega perto de mim e ele está no meu colo!
    Olha que bem louco!
    Fora queee o que mais está me irritando é:
    Acabo de lavar os potinhos e colocar comida e água e o cretininho faz o que? JOGA TODA A ÁGUA OU COMIDA FORA E FICA BATENDO O POTE NA GRADE…é, tipo presidiário, manja? hehehehe
    Aí, de castigo, eu tiro o pote e o deixo sem água um tempo (não muito tempo, ok? não consigo ser má assim rsrsrs)
    MAs ele não dá a mínima… faz novamente! rsrsrs
    Preciso de um psicólogo pra ele urgente!!! É meio perurbado, coitado…rs
    Acontece isso com vcs?

  136. Oi Carol!

    O veterinário dos meus me contou uma história parecida.
    O que ele fez… Quando a ave jogava fora água e comida, ele a deixava uma hora sem. Se fazia de novo, mesma coisa.
    Uma hora ela vai ficar com fome e vai parar de jogar para poder se alimentar.

    Se você tiver dó de fazer isso, aconselho que compre aqueles potes que prende na lateral da gaiola. São umas estruturas de metal e o pote é móvel.
    Quanto as bicadas quando outras pessoas estão por perto, é ciúme!

    Beijo grande!

  137. Claudio said,

    Olá Nathy, vi seus videos no youtube e gostaria de umas dicas suas, adquiri dois agapornis fischer, são novos, estão começando a comer sementes, eles não bicam, mas não deixam pegar, de dia deixo a gaiola aberta no quarto, quero amansa-los, não sei o sexo, deixo eles juntos?, queria atrai-los para perto de mim, só não sei como, fico sentado no chão ou no computador eles passam, dão rasantes, ficam parados a um metro de mim, e só, tem alguma outra ração que vc indica pois essa nutropica é muito cara, fico no aguardo, obrigado.

  138. Oi Claudio!

    Esse post pode te ajudar
    http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/

    Quanto a ração, também tem a da Megazoo. A Nutrópica custa cerca de R$15,00 por caixa de 300g, mas ela dura cerca de 3 meses para um agapornis.

    Beijo grande!

  139. Décio Marques said,

    300g para cerca de 3 meses???
    aqui dura uns 20 dias para cada agapórnis.
    acho que devo estar exagerando, vou rever aqui.
    uso ração da alcon, 300g tb.
    e ainda misturo com sementes em dias alternados.
    devo estar exagerando mesmo.
    o pior é o desperdicio.

  140. Oi Décio!

    Eu troco a comida todos os dias. Eles comem cerca de uma colher de sobremesa rasa de ração extrusada e meia colher (mesma colher) de farinhada de ovos.
    No dia seguinte, sobra pouco para jogar fora.
    Veja o quanto você joga fora no dia seguinte e comece a diminuir aos poucos até ver que tem uma quantidade pequena no dia seguinte ao trocar.

    Cerca de 300g por agapornis, cerca de 4 meses.

    Beijo grande!

  141. Rose said,

    Gostaria de saber se tenho alguma garantia quando adquiro um passaro…estou pensando em dar de presente mas tenho receio do animal vir a obito…pois ja ouvi varios casos sobre apos alguns dias o animal sem demonstrar algum sinal…ele morre…
    Grata
    Rose

  142. Oi Rose!
    Infelizmente a maioria dos criadores não dão nenhum tipo de “garantia”.
    O que você deve fazer é observar bem a ave antes de comprar. Os olhos devem estar brilhantes, as penas lisas e brilhantes. Fezes consistentes esverdeadas ou marrom claro.

    Beijo grande

  143. o nathy.a minha femea esta defecando mole como se fosse agua,es dormindo direto e está fofo o q eu fasso?

  144. Oi Karoliny!

    Vá o mais rápido possível a um veterinário de aves.
    Beijo grande

  145. jessica rodrigues da silva said,

    oi Nathy a minha calopsita ta vomitando direto o que que eu fasso?

  146. Oi Jessica!

    Leve-a ao veterinário o mais rápido possível.
    Faço questão de indicar a clínica onde trabalho. http://www.wildvet.com.br

    Beijo grande

  147. Vanessa said,

    Comprei dois agapornis, acho que é um casal, mas estou achando muito espantados, tem como amansar o bichinhos?

  148. ANTONIO said,

    O OVO PODE NASCER DEPOIS DE 25 DIAS?E TAMBÉM SE Ñ NASCE É POR FALTA DE FRUTAS?

  149. LUIS said,

    POSSO BOTAR QUANTAS FRUTAS POR SEMANA E QUAIS SÃO AS MELHORES?

  150. Oi Vanessa!
    Leia esse post. http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/
    Espero que te ajude. =)

    Beijo grande

  151. Oi Antonio!

    Pode sim, a femea pode demorar alguns dias para comecar a chocar os ovos e eles acabam nascendo depois dos 21 dias.
    Mas… O normal eh cerca de 21 dias.

    Falta de frutas nao esta relacionado ao nascimento do filhote, ok? Pode ser o frio ou falta de experiencia dos pais.
    Beijo grande

  152. Oi Luis!
    Pode oferecer frutas todos os dias, mas tente variar entre as que eles aceitam.
    Macas, cenouras, milho verde… Uma vez por semana cada um.

    Nunca coloque macas e peras com sementes ou folhas claras.

    Beijo grande

  153. Vanessa Brito. said,

    Bom dia!!
    Tenho 3 agapornis um deles está perdendo as penas da cabeça, fui em uma pet e me indicaram uma pomada. Passamos a pomada uma semana já e não ví melhoria, a cabeça dela está quase elada e noto que ela cossa muito. O que pode ser?

  154. Oi Vanessa!

    Procure outro veterinário. Perder pena da cabeça não é normal nem sinal de automutilação, pois eles não conseguem arrancar as próprias penas da cabeça.
    Ou outro está arrancando ou ele tem algum problema hepático.

    Se você for de São Paulo, vá onde eu trabalho http://www.wildvet.com.br.
    Caso não seja, espero que consiga achar outro veterinário mais capacitado para atender aves.

    Beijo grande e boa sorte. Mantenha-me informada. =/ ‘preocupada’

  155. q frutas dou para o agapornis para dar para os filhotes q nasceram e quero muito q vivam.e também qual o melhor alimento?

  156. Roze EVetao said,

    por favor me ajudem….comprei dois agapornis que na agropecuaria me falaram que era so por o ninho que eles ja tinham acasalado, so que notei um comportamento estranho neles, eles entram no ninho e saem o dia inteiro mas nao confeccionam nada, e as vezes eles estao brigando o que sera que ta aconteceno?li que pode ser duas aves do mesmo sexo …sera? me disseram na agropecuaria que era um casal e que ja haviam acasalado

  157. oi eu tenho uma argapones que vive jogado a do pote com as patas e joga a agua no outro pote com o bico não sei mais o que faço para ela ou ele para de joga as coisas fora…

  158. oi eu tenho uma argapones que vive jogado a comida do pote com as patas e joga a agua no outro pote com o bico não sei mais o que faço para ela ou ele para de joga as coisas fora…

  159. Os agapornis são monógamos, ou seja, quando escolhem um parceiro, é para vida toda.Ai a femea fugiu ai so ficou o macho e ele ficou muito triste. depois comprei uma femea ai eles estão bem e tbm eles cruzaram ..então esse macho ele é reprodutor ou todos são enguais??

  160. quais são as melhores frutas para filhotes de agapornis ?e por favor faça um cardapio e os dias para eu botar as frutas..por favor!

  161. Ana Rita said,

    Olá Nathy,
    tenho um casal de roseicollis e eles começaram a acasalar e ela tem feito o ninho. entretanto apareceu-lhe um altinho por baixo. ao pe do rabo, sera dos ovos? é normal?
    beijinhos

  162. Olá Nathy eu sou Camila gostaria de saber se você amansa agapornios

  163. Muito obrigado pela a dica.
    Boa tarde.

  164. Boa noite Carlinhos,

    O importante na época que os filhotes nascem é a ração e a farinhada. Frutas e legumes é um complemento. Evite dar milho, pois já vi filhote morrer porque o pai regurgitou um grão inteiro, o filhote comeu e morreu com o papo preso.
    Leia esse post. http://passarodoamor.wordpress.com/2011/09/02/alimentacao-ele-come-eu-como-nos-comemos/

    Beijo grande!

  165. Oi Roze!

    Seria bom fazer um exame de DNA dos dois para ter certeza de que são um casal.
    Entre no site http://www.scbiotec.com.br e veja como fazer a sexagem deles. Não é um exame caro.

    Beijo grande

  166. Oi Jessica!
    Haha coisa de agapornis mesmo.
    Seria bom mudar os potes de lugar ou diminuir o tamanho dos mesmo.

    Beijo grande

  167. Oi Carlinhos,

    Eles são monógamos, mas quando não veem nem escutam mais o parceiro eles podem sim trocar de par.
    Beijo grande

  168. Oi Carlinhos,

    Para filhotes que já comem sozinhos, pode utilizar este post http://passarodoamor.wordpress.com/2011/09/02/alimentacao-ele-come-eu-como-nos-comemos/
    Se ainda comem papa, evite milho.

    Beijo grande

  169. como amansar agapornis

  170. adulto

  171. Natthy tenho uma femea fischers e um macho roseicollis os dois sao verdes. Ai os filhotes vao nascer verde ou eles podem nascer todo branco ou todo amarelo ou azul??

  172. Natthy tenho um agapornis q nasceu com uma perna defeituosa e aoutra amae dele arrancou ai ele n consegue andar mas ele se arrasta pra ir pra onde ele quiser e voa mas n pode ficar do poleiro porq ele n tem perna ele voa pra cima da casinha e ele se arrasta para come e bebe agua por ele mesmo ele se cria sozinho .ai a minha pergunta é eu devo deixar ele com a irmã dele pra fazer companhia ou eu separo. Porq eu tou com a duvida se eu separar eles q sao irmao oq ta sem a perna vai ficar triste ou ele n vai ficar triste? E se a sua resposta for pra deixar os dois juntos eu crio eles no viveiro ou nuam gaiola de parede q cabe dois agapornis porq eu tou prescisando do viveiro pra os outros agapornis ??? E tbm se fosse vc vc botava o q no fundo da gaiola para o periquito se arrasta e n se machucar eu ia bota uma esponja e por cima da esponja um pano mas n tenho esponja ai eu faso o q pra ele n se machucar quando for se arrastar??? Naatthhyy sao tres perguntas por favo me ajude

  173. OBRIGADO PELLA DICA VOU VIAJAR E ESTOU TRISTE POR DEIXAR ELAS COM OUTRAS PESSOAS SAO 3 DIAS SÓ MAS AMO AS DUAS CHICA E LOLA SERA QUE ELAS VÃO ESTRANHAR MUITO?

  174. Oi Lucia Helena,

    Estranhar eles vão. O importante é que essas pessoas cuidem direitinho mesmo.
    Fica tranquila que são poucos dias.

    Beijo grande!

  175. Oi Carlinhos!
    Tadinho do seu pequeno!

    Bom, se eles se dão bem, não separe! Um ajuda o outro. É bom para o que tem probleminha na perna. Ficar sozinho pode deixá-lo muito triste. Se ela judia, melhor separar e deixar gaiola lado a lado.
    Para eles seria bom uma gaiola média! Nada muito grande para o pequeno não ter problema para se locomover.
    Quanto ao chão, esponja pode ser perigoso caso eles comecem a cutucar o pano e a esponja. Se eles comerem isso pode fazer muito mal para eles.
    Dá uma olhada em algum pet que venda esse produto http://static.wmobjects.com.br/imgres/arquivos/ids/2248817-344-344/grade-higienica-p/-pipi-place–vermelho—cia-4-patas.jpg

    Beijo grande e boa sorte!

  176. Oi Carlinhos!

    Então, a cor verde é sempre a dominante. Maaaaas, depende muito da genética que tem por trás das cores deles. Eu me refiro as cores dos pais, avós, etc.
    Pode ser que algo te surpreenda! Que nasça alguma cor diferente que pode ter no DNA deles em forma recessiva. Mas também pode acontecer de ter só filhotes iguais aos pais.

    Beijo grande!

  177. Oi Eduardo,

    Dê uma lida nesse post http://passarodoamor.wordpress.com/2012/10/28/como-amansar-um-agapornis/
    Beijo grande!

  178. nossa eu tava cuidando errado da minha passarinha ’0′ eu dava pão,bolacha e semente de girassol todo dia pra ela!eu não dava milho, alface nem nenhum vegetal nem fruta ou verdura! e quase nunca dava banho nela! obrigado adorei muito :3

  179. gostaria de saber como posso estar anilhando meus agapornis e fazendo o registro deles, obrigado

  180. Oi Nathy ! Ganhei um periquito mas não entendo quase nada sobre eles! rsrs ! Estou aos poucos me adaptando a ela (parece que eh uma fêmea!!) e ela a mim!! Ja li bastante coisa sobre periquitos australianos, e agora que encontrei seu site, queria sua opiniao sobre a convivência deles com os outros. Li que eles precisam de companheiros e que não gostam de viver sozinhos. A minha periquita ja esta quase a 1 mês comigo e sozinha. Todos os dias quando acordo deixo ela na sacada para ela ouvir os outros cantando e ela tbm canta muito, ela parece feliz. Mas fico preocupada de ela estar precisando realmente de outro periquito na gaiola com ela. Voce acha que eh realmente necessário ? E se sim, posso colocar outra fêmea com ela?

  181. Obrigada pela atenção !!! Carol.

  182. matias brito said,

    Nossa adorei seu blog,suas dicas,seus bebes e tudo mais,já a algum tempo estou pensando em ter um agapornio.
    Obrigado.

  183. Oi Emylly,

    Que bom que te ajudou. =)
    Beijo grande

  184. Oi Rodrigo,

    Não tem como anilhar um adulto ou registrá-lo.
    Beijo grande

  185. Carlos Lopes said,

    Ola, Nathy
    Tenho seguido o exemplo q da p os brinquedos e gostava de perguntar se posso fazer um cordão em lã ou isso pode aleijar os meninos.
    Obrigado ,
    Carlos

  186. Rafael Perin said,

    Olá. Nathy logo que os eclodirem, é melhor eu evitar de movimentar a gaiola (limpeza) ou não há problemas? Gostaria de saber sua opinião e experiência. Obrigado

  187. Olá eu comprei um agaporni á pouco tempo como prenda para minha mãe e ela gostaria muito de saber quanto tempo mais ou menos ele demora a adaptar-se a nós.
    Ele anda dum lado para o a outro nas grades da gaiola a abanar a cabeça isso é mau?
    Agradeço a sua atenção. :-D

  188. Helena Damas said,

    Que frutos lhes podemos dar? Obrigada ;)

  189. Lu Meira said,

    Oi Nathy! sou de Porto Alegre e acabo de ganhar um Agapornis adulto, queria saber se você pode me colocar em contato com a Simone Bardini, pois preciso de indicação de veterinário que conheça e saiba tratar esses bichinhos! se vc tiver alguma indicação também está valendo. beijos!

  190. Olá Nathy!
    Tudo bem?
    Sempre acompanho seu blog,eu ja tive uma agapornis,e sempre tomei cuidado para ela não fugir,mas como todo cuidado é pouco,ela fugiu.
    Em um certo dia meu pai como de costume brincava com ela e esqueceu a portinha da gaiola dela aberta,dai ela figiu,eu nunca cortei as asas dela por dó,dai ela fugiu,nunca mais a encontrar,foram meses de muita tristeza,eu quase morri d tanta dor.
    Hoje em dia tenho muita vontade de ter um casal de agapornis,mas dai lembro da minha Pornis,e a vontade passa pq morro d medo d perder de novo,atualmente crio calopsitas,ate desde a epoca da minha agapornis.

    Bom,mudando de assunto,a respeito da farinhada com ovos,quantas vezes por semana é aconselhavel oferecer a agapornis e calopsitas?
    Não é arriscado dar farinhada com ovos? Tenho medo a respeito de ovos perder rapidamente.
    Como meus pais odeiam passaros,mais meu pai que implica de eu cozinhar ovos pros meus pequenos,estou pensando seriamente em substituir por farinhada com ovos.
    Por favor se puder me responder,ficarei muito grata.

  191. Oi Taianna!

    Eu também ficaria muito chateada se algum dos meus agapornis fugisse… Perder um doi demais.
    Quanto a farinhada de ovos, você pode dar 3 vezes por semana. É mais seguro que dar o ovo cozido por causa de salmonela.
    Beijo grande

  192. bom dia,meu nome é wander;tenho um agaporni ja com 5 meses,como eu como pão integrau no café da manhã, costumo compartilhar com esta ave e ela adora comer o pão nas minhas mãos.
    será que faz mal a ela?
    um abraço
    wander

  193. Oi Wander!
    Não faz muito bem não.
    Umas migalhinhas e não todo dia, quem sabe…
    Mas regula bem!

    Beijo grande

  194. Oi Nathy!
    Agradeço todas suas dicas, elas são muito úteis. Estou seguindo suas dicas de alimentação para agapornis.
    Eu oferecia alem da alimentação extrusada mistura de sementes para calopsita e agapornis super cria da terra dos pássaros, pois não tem girassol. Estou tirando aos poucos as sementes para deixar só a Nutrópica.
    Nathy, o seu namorado cria calopsita, então, gostaria de saber se você pode me dar dica de alimentação para calopsita. Pois alem dos meus agapornis tenho 6 calopsitas, e a alimentação delas são a mistura de sementes que comentei, ração extrusada poytara, e farinhada.Como amo muito meus filhotes, quero o melhor para eles, não quero nem pensar que eles possam ficar doentes por minha causa, por alimentação errada.
    Obrigada
    Abraço,
    Patricia.

  195. Olá Nathy, tudo bom?

    Nunca tinha ouvido falar nesses pequeninos pássaros, e ontem fui ao pet shop comprar uma graminha de gato para a minha gata e fiquei absolutamente encantada com esses passarinhos! Ao invés da graminha de gato, voltei pra casa com uma Agapornis azul linda, e estou encantada com ela! Consegui arrumar um cantinho bastante seguro para ela, abrigada do vento e dos olhos da minha gata, e também um cantinho ao sol no quintal (onde nunca deixo minha gata ir), pra que ela possa passar algumas horas piando ao ar livre. Estou aqui procurando e pesquisando diversas coisas sobre os bichinhos, e o seu blog foi de longe o site mais completo e informativo sobre o assunto, você está de parabéns, e seus pequenos são lindos!!! =)

    Obviamente, não vou criar a minha pequena solta em casa por conta da minha gata, não quero arriscar que ela sofra nenhum mal, mesmo minha gata sendo um pelo longo bastante mansa. Mas gostei muito de algumas dicas que você deu aqui, e estou pensando, daqui a um ou dois meses quando ela estiver mais ambientada e confiante comigo, em começar a tentar soltar ela dentro do banheiro de casa, que é um cômodo de tamanho médio e que eu consigo deixar totalmente isolado e praticamente sem móveis ou obstáculos nos quais ela possa se enroscar ou machucar.

    Como não tenho espaço pra ter uma gaiola gigante (comprei uma gaiola de 45×55), acho que ela poderia gostar de poder voar solta alguns dias por semana, e eu tbm gostaria de poder dedicar algumas horas desde modo à ela (ela se chama Frieda). Dentro disso, você acha que há necessidade de cortar as asas dela? Ela corre o risco de se machucar se eu não cortar e deixar ela voar livremente dentro do meu banheiro? Qualquer dica que você puder me dar, já ajuda.

    Abraços e parabéns pelo blog novamente!

  196. Oi Patricia!

    A dieta de ambas as espécies deve ser a mesma. Só deve usar a ração específica de cada espécie mesmo.
    Não sei muito da marca Poytara.

    Beijo grande

  197. Oi Laiz!

    Sua ideia é legal de deixá-la mais solta no banheiro.
    Só tome cuidado com ralos, vaso sanitário e janelas abertas.

    O risco de deixar a asa comprida, ela pode voar pela porta quando você for entrar e sair e tem sua gata!
    E também de fugir por alguma janela num momento de descuido… Pensa direitinho.

    Com asa comprida, todo cuidado é pouco!
    Beijo grande


Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 9.450 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: